Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra [...] ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2000. (fragmento) A comparação entre os recursos expressivos que constituem os dois textos revela que A) o texto 1 perde suas características de gênero poético ao ser vulgarizado por histórias em quadrinho. B) o texto 2 pertence ao gênero literário, porque as escolhas linguísticas o tornam uma réplica do texto 1. C) a escolha do tema, desenvolvido por frases semelhantes, caracteriza-os como pertencentes ao mesmo gênero. D) os textos são de gêneros diferentes porque, apesar da intertextualidade, foram elaborados com finalidades distintas. E ) as linguagens que constroem significados nos dois textos permitem classificá-los como pertencentes ao mesmo gênero.
Soluções para a tarefa
A partir das leituras dos dois textos, de gêneros diferentes (poema e cartum), podemos dizer que a resposta correta é a letra (D), "os textos são de gêneros diferentes porque, apesar da intertextualidade, foram elaborados com finalidades distintas".
O texto 1 é um poema muito famoso, amplamente conhecido. Saber do que se trata o texto 1 é essencial para o entendimento do texto 2, devido à intertextualidade que existe entre eles.
Enquanto o texto 1 promove uma reflexão de caráter filosófico, o texto 2 é mais simples, objetivando criar uma situação de humor.
A comparação entre os recursos expressivos que constituem os dois textos apresentados no enunciado revela o que está corretamente colocado na letra D) os textos são de gêneros diferentes porque, apesar da intertextualidade, foram elaborados com finalidades distintas.
Por meio da análise dos dois textos que se fazem presentes no enunciado da questão é possível observar que ambos possuem linguagens e objetivos diferentes, mesmo que se tratem da mesma temática.
No primeiro texto, o Texto 1, há um poema bastante conhecido no Brasil, que foi realizado por Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas da história do país. Há uma introspecção filosófica.
Já no que se refere ao segundo texto, o Texto 2, há uma abordagem divertida e engraçada deste poema, com o objetivo de levar entretenimento ao leitor.
Ou seja, a finalidade para qual os dois textos foram construídos é diferente.
Veja mais sobre o poema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20600883
A foto se trata da estátua de Carlos Drummond de Andrade: