Texto 1 Não nos é possível ser instruídos porque não há escolas e desde a infância devemos trabalhar além de nossas forças por um salário ínfimo. Quando desde os nove anos somos obrigados a ir para a usina, o que nos espera? Nós nos vendemos ao capitalista por um pedaço de pão preto; guardas nos agridem a socos e cacetadas para nos habituar à dureza do trabalho; nós nos alimentamos mal, nos sufocamos com a poeira e o ar viciado, até dormimos no chão, atormentados pelos vermes [...] Declaração de um operário russo. Citado por DEFRASNE, J. DEL; LARAN, M. Histoire: Le monde de 1848 a 1914. Paris: Classiques Hachette, 1962. Texto 2 Majestade! Nós, operários da cidade de São Petersburgo, nossas mulheres, nossos filhos e nossos velhos pais inválidos, viemos a V. Majestade procurar justiça e proteção. Caimos na miséria, oprimem-nos, sobrecarregam-nos de trabalho esmagador, insultam-nos; ninguém reconhece em nós o homem. Somos tratados como escravos, que devem aguentar pacientemente seu amargo destino e calar! [...] Majestade! Somos aqui mais de 300.000, todos homens somente pela aparência, pelo aspecto. É aqui que estamos procurando nossa última salvação. Não recuse a proteção ao seu povo; tire-o do túmulo do arbítrio, da miséria, da ignorância. Petição dos operários ao czar: 1905. ln: MATTOSO, Kátia M. de Queiroz (Org.). Textos e documentos para o estudo da história contemporânea: 1789-1963. São Paulo: Hucitec, 1977. p. 140-141. a) Como se caracterizava a situação do operariado russo no período que precede a revolução socialista? b) Explique, segundo a Petição de 1905, qual a expectativa desses trabalhadores em relação ao Imperador da Rússia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
130
Resposta:
a) Não havia acesso a educação pois não tinham escolas, o dinheiro ganho não era compatível com o trabalho prestado, passando fome e sendo escravizados pelos capitalistas
b) Buscam nele justiça e proteção. Boas condições de vida e trabalho, enxergam nele a sua última salvação.
Respondido por
33
Resposta: A- O operário vivia miseravelmente como escravo, sem mal ter o que comer por um salário muito baixo e sendo submetido agressões. Além disso, crianças eram obrigadas a trabalhar em situações precárias.
B- Com essa Petição os operários tinham a esperança de que o imperador reconheceria a situação que eles se encontravam e entercederia de alguma maneira para ajudá-los.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Lógica,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Administração,
11 meses atrás