Texto 1
Na teorização que propus do silêncio (Orlandi, 1992)
pensando a relação sujeito-linguagem-história, meu
objetivo principal era justamente desestabilizar a ideia
pré-concebida, que se tinha, de que o silêncio é o vazio. O
silêncio é prenhe de sentidos. Ao tratar o silêncio de modo a
incluí-lo na perspectiva analítica do discurso, não pensamos
o silêncio místico, nem o silêncio empírico, mas o silêncio
que tem sua materialidade definida pela relação estabelecida
entre dizer e não dizer.
Fonte: Orlandi, Eni P. Silêncios: Presença e Ausência . Revista Comciência, n.
101, 10 set. 2009. Disponível em:http://www.comciencia.br/comciencia/handler.ph
p?module=comciencia&action=view§ion=8. Acesso em 22 de março de 2010
Texto 2
o velho DIÁlogo De aDão e eva
Brás Cubas
.......?
Virgília
.......
Brás Cubas
..............................
Virgília
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Brás Cubas
...............
Virgília
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Brás Cubas
.....................
Virgília
.......
Brás Cubas
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Virgília
.......................................?
Brás Cubas
.....................!
Virgília
.....................!
a) No primeiro texto, o autor apresenta a teoria de
que o silêncio pode ser interpretado pelo que lhe é
implícito. No segundo texto, a construção de um diálogo
sem palavras entre os personagens está repleta de
significação.
b) O tema de ambos os textos é o silêncio, todavia o
modo como o tratamento desse tema ocorre difere:
no primeiro, fala-se de um silêncio teórico que não se
concretiza; no segundo texto, o que se apresenta é a
explicitação do silêncio.
c) No texto de Orlandi, o silêncio está presente apenas na
exemplificação do tema do texto. No texto machadiano,
há a alternância entre a presença e a ausência do
silêncio.
d) Em ensaios teóricos e científicos, como o primeiro
texto, ocorre a presença de implícitos interpretáveis,
ao passo que em textos literários, como o segundo, a
ocorrência desse recurso é menor.
e) Orlandi trata, no primeiro texto, de três tipos de
silêncio: o místico, o empírico e o entredito. Machado de
Assis, porém, aborda, ainda que literariamente, apenas
os dois primeiros tipos de silêncio, ao tornar impossível
o diálogo entre os personagens.
Soluções para a tarefa
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1
a) No primeiro texto, o autor apresenta a teoria de
que o silêncio pode ser interpretado pelo que lhe é
implícito. No segundo texto, a construção de um diálogo
sem palavras entre os personagens está repleta de
significação. Está certa
que o silêncio pode ser interpretado pelo que lhe é
implícito. No segundo texto, a construção de um diálogo
sem palavras entre os personagens está repleta de
significação. Está certa
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