Pedagogia, perguntado por jeovanayuy5706, 3 meses atrás

Texto 1 minuto de silencio

1) Copie do texto uma personificação, explicando seu raciocínio:

2) Que metáforas foram usadas para se referir à protagonista poesia?

3) Que poetas foram citados no texto? Faça uma pesquisa e um resumo sobre cada um deles:

4) O que significa a passagem "contando mortos e motos"? Que crítica há embutida nela? A quem?

5) Responda, sinceramente, às perguntas feitas no terceiro parágrafo: "Merecemos uma sociedade tão desnutrida de valor, tão árida, estéril e nefasta?"

6) Onde a poesia mais costuma se esconder?

7) Copie do texto uma passagem que comprova que a poesia reside nas coisas mais simples:

8) Que mensagem a crônica transmite? Comente: ​

Soluções para a tarefa

Respondido por emmmys
3

Resposta:1) Copie do texto uma personificação, explicando seu raciocínio:  

“Palavras cintilantes, como vagalumes aqui e ali, acendendo tochas na escuridão.”

Essa frase está falando sobre a poesia, que tem palavras bonitas e acendem tochas na escuridão. O que essa personificação quis dizer é que em meio a tanto caos na internet, veio a poesia para nos encher de brilho, nos dar luz; é como se a poesia fosse uma coisa boa entre tantas coisas ruins. Uma flor em meio a um lixão, um nascimento em meio à uma chacina.  

2) Que metáforas foram usadas para se referir à protagonista poesia?  

Muitas. A poesia é retratada por Marta como uma luz em meio a escuridão, uma flor em meio a cimento, e até como vagalumes. “Flor que brota no cimento, e que, insolente e bela, nos salva,[...]” Este é um verso que retrata como a poesia é para a escritora.

3) Que poetas foram citados no texto? Faça uma pesquisa e um resumo sobre cada um deles:  

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira.

Manoel Wenceslau Leite de Barros foi um poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao pós-Modernismo brasileiro

4) O que significa a passagem "contando mortos e motos"? Que crítica há embutida nela? A  quem? É uma crítica para o Brasil, mais especificamente os brasileiros, que estão vendo gente morrer todos os dias, e ao invés de se unir para que haja igualdade dentre a humanidade, estão competindo entre si para ver quem tem mais, e prezando a sua riqueza, contando seus bens materiais, e esnobando as crises sociais existentes.

5) Responda, sinceramente, às perguntas feitas no terceiro parágrafo: “Merecemos uma  sociedade tão desnutrida de valor, tão árida, estéril e nefasta?” Isso é relativo. Há pessoas de bem que lutam fortemente contra a morte sentimental do planeta, mas, por outro lado, há pessoas que não ligam para sentimentos e desejam que tudo seja apenas rude. Embora eu prefira muito ter fé no ser humano, com a atualidade fica um pouco duvidoso. Embora haja pessoas ruins no nosso mundo, creio que não merecemos esse mundo tão “morto” e rude. O mundo precisa ser amado. O humano também precisa. Com isso, embora haja tanta falta de afeto e sentimentalismo hoje em dia, acredito que é tudo questão de lidar com isso. Afinal, ainda há o bem. E enquanto houver o bem, haverá esperança.

6) Onde a poesia mais costuma se esconder? A poesia costuma se esconder atrás da pressa, do tédio, do desencanto, e do barulho.

7) Copie do texto uma passagem que comprova que a poesia reside nas coisas mais simples: “[...] No semblante da moça dentro do ônibus, num  guarda-chuva preto atrás da porta, na chama da vela que treme ao abrirem uma janela, nas  mãos dadas dentro do cinema. A poesia está no resto de bolo na geladeira, no vapor que  embaça o espelho depois do banho, na cama desarrumada do quarto. Seu filho dormindo  também é um poema.”

8) Que mensagem a crônica transmite? Comente:

A crônica retrata que a poesia está mais presente nas redes sociais atualmente embora seja notável que há muitas tentativas de arrancarem do humano tudo o que lhe é sentimental. Também é relatado algumas causas sociais que estão ocorrendo pela falta de sentimentalismo no ser humano. Falta de união, competitividade, e apego ao material.

Explicação:

foi a minha interpretação, espero que seja útil.

Perguntas interessantes