Filosofia, perguntado por viktorpimenta2705, 7 meses atrás

TEXTO 1

Há, então, alguma coisa que é eternamente movida graças a um movimento incessante, o qual é movimento circular, o que se evidencia não só na teoria, como também no fato. A conclusão é que o primeiro céu deve necessariamente ser eterno. Então, terá que haver alguma coisa que o move. E visto que aquilo que é movido e move, enquanto move é um intermediário, há alguma coisa que move sem ser movida.​

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edipro, 2012, p. 307.

TEXTO 2​

É preciso que tudo o que se move seja movido por outro. Assim, se o que move é também movido, o é necessariamente por outro, e este ponto por outro ainda. Ora, não se pode continuar até o infinito, pois neste caso não haveria um primeiro motor, por conseguinte, tampouco outros motores, pois os motores segundos só se movem pela moção do primeiro motor, como o bastão, que só se move movido pela mão. É então necessário chegar a um primeiro motor, não movido por nenhum outro, e este, todos entendem: é Deus.​

AQUINO, Tomás. Suma teológica. I, q. 2, a. 3.

O Texto 2, de Tomás de Aquino, dialoga com ideias do Texto 1, de Aristóteles. A leitura de ambos mostra que a escolástica de Tomás de Aquino


viktorpimenta2705: ALGUEM SABEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Soluções para a tarefa

Respondido por samaralrocha
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Resposta:

E

Explicação: Aristóletes afirma que há algo q move sem se movido, mas não relaciona a Deus. Em sua fala S Tomás retoma o dito por Arisóteles e relaciona que o  não é movido é Deus

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