TEXTO 1
Enquanto as secretarias de educação se articulam para a volta às aulas presenciais, a sociedade mantém muitos debates sobre os protocolos de saúde que devem ser adotados, sobre a necessidade de reestruturação de alguns espaços físicos das escolas, das barreiras sanitárias que precisam fazer parte da rotina escolar e os desafios do ensino híbrido. Apesar de todas essas questões serem fundamentais para um retorno seguro, é preciso lembrar-se da importância de olhar para o professor no momento de retomada das aulas presenciais.
Afinal, são os educadores que vão acolher tantos alunos e alunas emocionalmente abalados, seja por conta do isolamento social, ou por terem perdido familiares vítimas da pandemia ou porque a família teve uma mudança no padrão de vida por complicações financeiras ocorridas nesse cenário tão desafiador.
Mas, por outro lado, quem acolhe os professores e as professoras, que também têm suas dores, angústias e receios, sendo que muitos ainda podem fazer parte do grupo de risco? De acordo com a consultora educacional Jusley Valle, que é fundadora da Academia de Pais Conscientes, o planejamento e o acolhimento por meio do preparo emocional desses profissionais são de extrema importância, já que os educadores estarão na linha de frente para receber os alunos e famílias, dentro de uma realidade alterada e com muitas adaptações.
“O professor se encontra no meio do olho do furacão, porque é atingido não só como profissional, mas também como indivíduo. É bom lembrar que os professores, antes e além de serem professores, são homens e mulheres, pais e mães, seres humanos que sofrem com angústia, inseguranças, estresse emocional e físico, sobrecarga de trabalho…”, pontua.
Para a consultora educacional Sandra Helena Santos, é preciso olhar com prioridade o bem estar do educador para que ele possa executar seu trabalho e encontrar novas soluções para os atuais desafios. “O educador é o elemento conector do estudante com a aprendizagem e com os ambientes que propiciam a aprendizagem. É o elemento que impulsiona o gosto por aprender. Então, quando estamos numa situação como a atual em que o elemento conector também foi e, está sendo afetado diretamente, faz-se necessário mais que um apoio”, ressalta.
Qual é a tese do 1º Texto “Volta às aulas presenciais: a importância de olhar para o professor”?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Podemos evidenciar que no primeiro parágrafo do texto, existe uma certa preocupação com a figura do professor, que, em tese, teria que voltar presencialmente para as aulas.
Mesmo no tipo de ensino híbrido, o professor é um profissional que se dedica e que é um importante elemento na base educacional das escolas. Deve-se ter uma maior preocupação pois, ele fica à mercê do vírus ao entrar em uma sala de aula.
Sabemos que o coronavírus age gradativamente, conforme a idade do hospedeiro. Normalmente, dentro de uma sala de aula o professor é a pessoa com mais idade, por isso a preocupação.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás