Texto 1
Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu
fazer o homem, e quando se buscou o que devia
entrar na carne do homem.
Havia alimentos de todos os tipos. Os animais
ensinaram o caminho. E moendo então as espigas
amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove
bebidas, e destas provieram a força do homem. Isto
fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim
chamados.
A seguir decidiram sobre a criação e formação de
nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de
milho branco foi feita sua carne; de massa de milho
foram feitos seus braços e as pernas do homem.
Unicamente massa de milho entrou na carne de
nossos pais.
(Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quiché da
Guatemala sobre sua origem do milho e a criação do mundo. In:
A conquista espiritual da América Espanhola: 200 documentos –
Século XVI. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 32-33.)
Texto 2
“Se você é o que você come, e consome comida
industrializada, você é milho”, escreveu Michael
Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano
no Brasil. Ele estima que 25% da comida
industrializada nos EUA contenha milho de alguma
forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as
batatas fritas de uma importante cadeia de fast food
– isso se não contarmos vacas e galinhas que são
alimentadas quase exclusivamente com o grão.
O milho foi escolhido como bola da vez ao seu baixo
preço no mercado e também porque os EUA
produzem mais da metade do milho distribuído no
mundo.
(Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida
agora vira combustível.Super Interessante. Edição 247, 15 dez.
2007, p.33.) Com base nos textos 1 e 2 e nos conhecimentos
sobre as relações entre organização social e mito,
é correto afirmar.
a) Os deuses maias criaram os homens dotados de
livre arbítrio para, a partir dos princípios da razão
e da liberdade, ordenarem igualitariamente a
sociedade.
b) A exemplo das narrativas que predominavam no
período homérico da Grécia antiga, os mitos
expressam uma forma de conhecimento
científico da realidade.
c) Na busca de um princípio fundante e ordenador
de todas as coisas, como ocorre na mitologia
grega, a narrativa mítica justifica as bases da
legitimação de organização política e de coesão
social.
d) Assim como nos povos Quiché da Guatemala,
também os mitos gregos procuram explicar a
arché, a origem, a partir de um elemento
originário onde está presente o milho.
e) Para certas tradições de pensamento, como a da
escola de Frankfurt, o iluminismo representa a
superação completa do mito.
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também não sei mais espero que encontre a resposta se encontra também quero a resposta
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