TEXTO 1
Disponível em: Acesso en: 12 out. 2020.
TEXTO 2
O uso de símbolos sociais recém ou mal-assimilados pelas classes emergentes na moderna sociedade de consumo distorce o valor a eles atribuído. Quando o uso do carro como transporte se converte numa manifestação de poder, na ostentação da riqueza e, além das normas usuais estabelecidas para os mesmos, traduz-se no excesso de velocidade, no desrespeito às leis do trânsito, na supervalorização do veículo em relação ao pedestre, essa distorção se transforma na agressividade que caracteriza uma forma de violência. Esse comportamento caracteriza o trânsito nas cidades, cujo desenvolvimento do tráfego se apresenta em expansão desordenada e descontrolada por força do consumo de objetos que simbolizam ascensão social. Acrescente-se a isso a insuficiência de meios institucionais para que os agentes fiscalizadores possam aplicar as sanções correspondentes às infrações, temos como resultado a tendência ao aumento da violência urbana no trânsito. Essa violência reflete as condições do sistema e varia apenas na medida da socialização da população como decorrência dos referenciais do consumo capitalista descontrolado, orientado por símbolos sociais que expressam valores contraditórios em relação ao comportamento moral vigente. A contradição resulta do confronto entre a transgressão incitada pelo consumo e a repressão legal dos códigos e normas de conduta.
GULLO, Álvaro de Aquino e Silva. Violência urbana: um problema social. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, São Paulo, 10(1): pp.105-119, maio de 1998.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. A ressignificação do carro como um símbolo de “status social” para as classes emergentes provocou o aumento da violência urbana no trânsito.
II. É possível notar uma relação paradoxal entre os valores morais vigentes na sociedade e aqueles implicados nos símbolos sociais decorrentes do consumismo.
III. A incapacidade das instituições responsáveis pela regulamentação e fiscalização do trânsito agrava o problema da violência nesse meio.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra cccccccccccccccccccccc
A alternativa correta é a Alternativa 5: I, II e III.
I. A ressignificação do carro como um símbolo de “status social” para as classes emergentes provocou o aumento da violência urbana no trânsito. Correto, quando o veículo deixa de ser utilizado como transporte público e passa a ter valor de ostentação, as infrações são relacionadas como violência urbana.
II. É possível notar uma relação paradoxal entre os valores morais vigentes na sociedade e aqueles implicados nos símbolos sociais decorrentes do consumismo. Correto e esta relação ela é variável de acordo com os referenciais e consumo capitalista que o indivíduo possui.
III. A incapacidade das instituições responsáveis pela regulamentação e fiscalização do trânsito agrava o problema da violência nesse meio. Correto, a ausência de fiscalização acaba corroborando com o comportamento incorreto e a falta de punição agrava os índices de violência urbana no trânsito.
Bons estudos!