Texto 1
Digo Sim
Poderia dizer que a vida é bela, e muito, e que a revolução caminha com pés de flor nos campos do meu país, com pés de borracha nas grandes cidades Poderia dizer que meu povo é uma festa só na voz de Clara Nunes no rodar das cabrochas no carnaval da Avenida. Mas não. O poeta mente. A vida nós a assamos em sangue e samba enquanto gira inteira a noite sobre a pátria desigual.
A vida nós a fazemos nossa alegre e triste,
cantando em meio à fome e dizendo sim– em meio à violência e a solidãodizendo sim–pelo espanto da beleza pela flama de Tereza pelo meu filho perdido meu vasto continente por Vianinha ferido pelo nosso irmão caído pelo amor e o que ele nega
pelo que dá e que cega pelo que virá enfim, não digo que a vida é bela tampouco me nego a ela– digo sim
Autor: Ferreira Gullar
a) Identifique o gênero textual dos textos apresentados.
b) Identifique a função dos textos apresentados e justifique se há relação entre os textos e o que os textos pretendem passar ao leitor.
c) Para se entender/interpretar uma charge ou uma música por exemplo, se faz necessário que o leitor tenha algum conhecimento prévio sobre o assunto ou conhecimentos de mundo? Justifique sua resposta. Você conseguiu interpretar a charge e a música apresentada de forma clara e objetiva na primeira leitura? Justifique sua resposta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
a) O gênero textual do texto 1 é poético (música) e o gênero textual do texto 2 é jornalístico (charge).
b) Os textos possuem a função de entreter o leitor, ambos os texto estão relacionados, pois abordam a questão das desigualdades sociais e pretendem passar uma crítica social.
c) As charges e outros textos jornalísticos, assim como algumas músicas, abordam temas da atualidade. Sendo assim, é importante para o entendimento e interpretação de uma charge ou uma música que o leitor possui conhecimento sobre generalidades e dos assuntos atuais que ocorrem no mundo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes