Texto 1 Devemos ter em mente que até o século XVIII a produção, quer fosse de velas ou de tecidos, de lã ou de seda, enfim, a produção mercantil organizada dependia de uma concessão do monarca, dos "favores do rei", que desta forma determinava quem iria produzir o quê e qual a região a ser abastecida por aquele produtor. STEWART JR. Donald. O que é Liberalismo. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995, p. 19. Texto 2 Portanto, já que cada indivíduo procura, na medida do possível, empregar seu capital em fomentar a atividade nacional e dirigir de tal maneira essa atividade que seu produto tenha o máximo valor possível, cada indivíduo necessariamente se esforça por aumentar ao máximo possível a renda anual da sociedade. SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 438. Sobre os temas mercantilismo e liberalismo econômico, é correto afirmar que: A No mercantilismo, a produção é limitada à indústria têxtil, enquanto no liberalismo econômico ela é ampliada a outros setores. B No mercantilismo, a iniciativa de produção é limitada pelo poder real, ação criticada pelo pensamento econômico liberal. C No liberalismo econômico, o poder do rei é considerado absoluto, enquanto no mercantilismo defende-se a liberdade de iniciativa e de mercado. D No liberalismo, a economia é controlada pelo Estado que orienta o investimento produtivo do indivíduo, oposto do mercantilismo que defende a intervenção do rei.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a
Explicação:
confia no pai
Sobre os temas mercantilismo e liberalismo econômico, é correto afirmar que: "No mercantilismo, a produção é limitada à indústria têxtil, enquanto no liberalismo econômico ela é ampliada a outros setores" (LETRA A).
O mercantilismo foi um aglomerado de práticas e ideias econômicas que vigorou na Europa, durante os séculos XV a XVII, ao longo da crise do feudalismo e no início das ideias capitalistas. É definido pela riqueza de metais preciosos, prevalecimento da manufatura como medida econômica, intervenção máxima estatal na economia, balança comercial cabível e proteção do comércio e da indústria local.
O liberalismo é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado. Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, pact sunt servanda, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/42842916