Texto 1
Deus dos sem deuses
deus do céu sem Deus
Deus dos ateus
rogo a ti cem vezes responde quem és?
Serás Deus ou Deusa?
Que sexo terás?
Mostra teu dedo, tua língua, tua face
Deus dos sem deuses.
CÉSAR, C. Invocação. In: BETHÂNIA, M. Âmbar. São Paulo: Universal Music, 1996.
Texto 2
O símbolo fundamental para aquilo que nos toca incondicionalmente é Deus. Esse símbolo está presente
em todo ato de crer que inclui a negação de Deus. [...] Mais uma vez, seria totalmente errado perguntar:
quer dizer que Deus é apenas um símbolo? Porque a pergunta seguinte teria que ser: um símbolo de quê?
E a isso só se poderia responder: de Deus. "Deus" é símbolo para Deus.
TILLICH, P. Dinâmica da fé. São Leopoldo: Sinodal, 1985 (adaptado).
Texto 3
Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu
reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e
perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos
deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre,
Amém.] (Mt 6, 9-13)
ALMEIDA, João Ferreira de (Trad.). A Bíblia Sagrada (revista e atualizada no Brasil). 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica Brasileira, 1993.
A partir dos textos apresentados, que tratam da figura divina, avalie as afirmações a seguir.
I. Psicologia e Psicologia da Religião contribuem para a Teologia no sentido de esclarecer a projeção
antropológica nas representações do sagrado.
II. Tanto na cultura quanto na Teologia propriamente dita e na devoção, os antropomorfismos
caracterizam-se como recursos de representação do sagrado.
III. Na prática do aconselhamento pastoral, deve-se considerar que a forma como os seres humanos
representam sua perspectiva de sagrado está associada à própria compreensão da condição
humana.
É correto o que se afirma em
A II, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III
Soluções para a tarefa
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Sobre os aspectos das diversas crenças bem como religiões, temos que a resposta certa é a: E I, II e III
Isso porque a religião bem como as crenças surgiram como forma de uma explicação sobrenatural ao que o homem não conseguia entender.
Muitos fenômenos naturais ocorriam e o homem os observava e procurava explicações lógicas para tais.
Importante notar assim que o estudo das diversas culturas compreende o estudo das religiões como forma de entender o pensamento dos povos.
espero ter ajudado!
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