TEXTO 1:
Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar encerrado por um prato fundo de canjica com torrões de açúcar, Nhô Tomé saboreou o café forte e se estendeu na rede. A mão direita sob a cabeça, à guisa de travesseiro, o indefectível cigarro de palha entre as pontas do indicador e do polegar, envernizados pela fumaça, de unhas encanoadas e longas, ficou-se de pança para o ar, modorrento, a olhar para as ripas do telhado. Quem come e não deita, a comida não aproveita, pensava Nhô Tomé...E pôs-se a cochilar. A sua modorra durou pouco: Tia Policena, ao passar pela sala, bradou assombrada:
— Êêh! Sinhô! Vai dormir agora? Não! Não presta...Dá pisadeira e pode morrer de ataque de cabeça! Depois do almoço numa farmácia...mais depois da janta?!”
TEXTO 2:
A alimentação é uma parte importante da vida humana... envolve sabores e saberes. Comer manga com leite mata? Lavar o cabelo após jantar faz mal? Você já deve ter sido aconselhado a evitar dormir com a "barriga cheia" porque faz mal. Mas alguma vez chegou a questionar essa dica? Vejamos quem concorda e quem discorda dessa ideia.
A nutricionista Caroline Bergerot discorda. "Isto não procede. O que pode acontecer ao dormir logo após a refeição é algum desconforto, como azia ou queimação", afirma. Ela ainda põe abaixo o mito de que jantar engorda. "Só engorda caso a pessoa coma demais. Mas se ela tiver uma refeição balanceada também não corre esse risco. "Caroline explica que uma refeição balanceada requer alimentos mais leves, comidas menos apimentadas e sem condimentos. "Uma boa alternativa é comer saladas ou massas, já que o carboidrato é de fácil digestão", diz a nutricionista Fabiana Schmidt, que, no entanto, acredita que comer e dormir em seguida faz mal, sim. "O que é mito nesta história é não poder comer carboidrato após ás 18h", diz. "O problema está no horário em que a pessoa vai dormir. Ela deve aguardar obrigatoriamente duas horas para se deitar", afirma a especialista. Fabiana afirma que o mais saudável é aguardar essas duas horas desempenhando alguma atividade, mas nada de exercícios físicos pesados. "A pessoa deve assistir à televisão ou ficar no computador para se manter acordada", aconselha. A especialista ainda alerta para alguns incômodos ocasionados pela digestão mais lenta à noite. "Como nosso metabolismo é mais lento à noite, a digestão demorada pode provocar gases pelo aumento da fermentação da comida no intestino", diz Fabiana, que dá a medida para evitar que o jantar se converta em reserva de gordura. "Sempre a janta deve ser metade ou 3/4 da quantidade do almoço. ”
6. Qual o tema do texto 2?
7. Há opiniões diferentes sobre o tema no texto 2. Preencha o quadro:
Dormir de barriga pra cima faz mal?
Sim
Não
Quem?
Opinião e argumentos:
8. Substitua o termo grifado por outro sem alterar o sentido da frase. Faça as modificações necessárias. “Só engorda caso a pessoa coma demais. Mas se ela tiver uma refeição balanceada também não corre esse risco. ”
ME AJUDEM POR FAVOR!!
Ninguém ainda respondeu a esta pergunta. Dê sua própria resposta ou use a barra de busca:
Perguntas interessantes