TEXTO 1: De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA, 2017), existem 252 povos indígenas no Brasil, os quais são falantes de mais de 150 línguas. A maioria desses povos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. ((BGE, 2010) se localiza na Região Norte e a menor proporção na Região Sul, com 305.873 e 7.495 habitantes, respectivamente. (Adaptado de SILVA, Rosângela Santos da.; MARZARI, Marilene. Educação Indígena: desafios para as escolas não indígenas em Barra do Garças-MT. Revista Prática Docente. V.42, n.1, p. 317-333, jan.jun/2019. Disponível em TEXTO 2: O Parágrafo 2o do Art. 210 da Constituição de 1988 estabelece: “O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem”. (BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988). Com relação aos excertos de texto, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: As constantes manifestações dos movimentos indigenistas têm desencadeado certo desconforto nas escolas, porque há evidente despreparo dos professores para lecionar idiomas que não dominam. Alternativa 2: Sendo a escola um lugar de inclusão, é imprescindível que o governo brasileiro proporcione aos professores condições de aprendizagem de, ao menos, uma das línguas faladas pelos indígenas. Alternativa 3: A inclusão da temática indígena nas escolas demanda recursos didático-pedagógicos específicos e investimento na formação continuada dos professores, mas não é obrigatório que estes falem um ou mais idioma dos nativos. Alternativa 4: O processo de inclusão dos alunos indígenas que frequentam as escolas públicas brasileiras somente poderá ocorrer de maneira integral no momento em que o Estado definir a obrigatoriedade de aulas ministradas em língua portuguesa e língua nativa. Alternativa 5: A Constituição Federal de 1988 reconhece a importância das tradiçõe
Soluções para a tarefa
Os educadores devem fazer uso da formação continuada como uma forma de organizar os elementos didáticos para o trabalho sobre a população indígena e a importância dessa cultura em nosso país, contribuindo para uma identificação e jamais o afastamento por parte dos alunos e indivíduos sociais. Alternativa 3.
Como vemos as bases educacionais sobre a cultura indígena?
As relações de estudo como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de educação e formação do indivíduo, e, como nos referimos a escolarização indígena essa formação é aproveitada de forma coerente quando existe a inclusão em sala.
Sobre a comunidade indígena:
https://brainly.com.br/tarefa/22367362
#SPJ1
Resposta:
3 - A inclusão da temática indígena nas escolas demanda recursos didático-pedagógicos específicos e investimento na formação continuada dos professores, mas não é obrigatório que estes falem um ou mais idioma dos nativos.
Explicação:
Os educadores devem fazer uso da formação continuada como uma forma de organizar os elementos didáticos para o trabalho sobre a população indígena e a importância dessa cultura em nosso país, contribuindo para uma identificação e jamais o afastamento por parte dos alunos e indivíduos sociais.