Texto 1: Bráulio Bessa-Cordel declamado em homenagem ao dia da consciência negra
Texto 2: Racionais Mc's racistas otários (Mano Brown)
a) Quais semelhanças em relação à estrutura e tema que podemos observar nos textos?
b) O que Bráulio Bessa quis dizer com preconceito velado?
c) No Rap de Racionais, quem é o “Racista Otário”?
d) O Rap menciona: “50 anos agora se completam/Da lei anti-racismo na constituição/Infalível na teoria/Inútil no dia a dia” .Você considera que atualmente, as leis do nosso país auxiliam a combater o preconceito racial?Justifique.
e) No Cordel, o autor menciona Martin Luther King e diz que ele tinha um sonho.Qual era e por que ele sonhava com isso?
f) Procure o significado da palavra Holocausto e explique o que o autor quis dizer com “Holocausto Urbano” no Rap de Racionais.
g) Você concorda com o trecho “ Que negro e branco pobre se parecem , mas não são iguais”? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Ambos os textos falam sobre o racismo no Brasil, que mesmo atualmente, ele ainda existe.
B) Que as pessoas agem de forma preconceituosa, mas nega ser, perto das outras pessoas.
C) São as pessoas que discriminam as pessoas devido a cor da pele, na música pode ser civis, policiais e políticos racistas.
D) Não com eficácia, muitas pessoas inocentes são presas, pelo simples fato de serem negras, elas são presas sem nenhuma prova. O racismo também pode acontecer no sigilo por alguma autoridade como os policiais ou até piadas racistas.
E) Que os negros e os brancos vivessem em harmonia, e que os negros tivessem os mesmos direitos que os brancos. Por que naquela época as instalações públicas, privadas, e os serviços e oportunidades, eram diferentes, por que existia a segregação racial, que fazia separação das raças nos ônibus, bebedouros, etc..., os negros por uma placa "Colored" e " White" para os brancos.
F) Ele retrata na letra uma denúncia sobre o racismo e a miséria na periferia de São Paulo, marcada pela violência e pelo crime.
G) Sim, pois nos negros por serem pobres são marginalizados e taxados como ladrão ou bandido por causa da sua cor, já o branco não acontece isso por que ele tem o seu privilégio por ser branco.
a. Ambos os textos são escritos em versos.
b. Preconceito velado significa discriminação disfarçada. Na verdade, não ocorre uma clara manifestação preconceituosa, mas a discriminação existe em pequenas ações.
c. Os racistas otários são as Pessoas que apresentam comportamentos preconceituosos em relação aos negros.
d. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: As leis contribuem para que haja o medo de uma sanção. Apesar disso, deve-se trabalhar, estruturalmente, formas de combater o racismo.
e. O sonho de Martin Luther King era ver todas as pessoas - negras e brancas - juntas, ao redor de uma mesma mesa. Ele sonhava com isso porque segundo seu discurso, todos são filhos de Deus e irmãos.
f. Holocausto refere-se a um sacrifício que fazia a vítima ser queimada. No contexto, "holocausto urbano" refere-se ao sofrimento das vítimas de racismo que, no contexto urbano, são como que queimadas, já que não têm direito a sonhos.
g. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Concordo, pois não há diferença entre brancos e negros, já que todos são humanos. Sua única diferença é a diversidade.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/41661434
Bons estudos!