Texto 1 – Brasil não é país ocidental
A dicotomia Ocidente Oriente remonta à época do Império Romano e, desde os primórdios, já guardava aspectos tanto geográficos quanto culturais. No período de queda do império, a divisão tomou caráter oficial com a instituição do Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla (atual Istambul).
Enquanto a parte ocidental se desintegrou já no século 5, o Império do Oriente se manteve unificado até 1453, quando foi tomado pelos turcos islâmicos. A partir desse momento, o conceito de Ocidente começa a se aproximar da ideia de “cristandade”, em oposição ao islã que vinha do oriente.
“O Ocidente sempre se definiu em oposição a algo, ora em relação ao povos islâmicos do Oriente Médio, ora em relação aos povos asiáticos de maneira geral”, afirma o professor José Henrique Bortoluci, do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da FGV. “É um conceito que necessariamente abarca uma exclusão do outro”.
Dos romanos aos dias atuais, o conceito de ocidente ganhou diversas interpretações e durante a Guerra Fria adquiriu também contornos políticos e econômicos.
“No período da Guerra Fria, o conceito de Ocidente passa a ser associada à existência de certas instituições, como democracia e capitalismo e, ainda que de maneira difusa, também a valores judaico-cristãos”, José Henrique Bortoluci, professor da FGV.
Quem aí também curte os super heróis da Marvel? “Epa! Como assim, super herói!? O que isso tem a ver com o que estamos estudando” deve estar se perguntando. Os super heróis das histórias em quadrinho ganharam as telas dos cinemas e tornaram-se figuras conhecidas no mundo todo, mas o que muitos não sabem é que eles começaram a ser criados no fim da II Guerra Mundial e a produção só aumentou durante a Guerra Fria.
Repare nas cores da roupa do capitão América, lembra algo? Isso mesmo!
São as mesmas cores da bandeira dos Estados Unidos da América (EUA). Esse e outros super heróis foram utilizados pela mídia norte-americana para difundir as ideias ocidentais e ganhar mais adeptos.
“Suas habilidades fazem parte de um modelo idealizado de soldado e de patriotismo. O melhor soldado, com o melhor exército para defender a ‘melhor nação’.
O traje do herói: A vestimenta do Capitão América mostra claramente a ideia de representar uma nação através de um herói. A letra “A” de América, a máscara com asas, as cores dos Estados Unidos, as listras, as estrelas e o escudo, personificam o poder do país.
As cores da bandeira norte-americana possuem os mesmos valores
adotados pelo Capitão. O azul simboliza a ‘justiça’ e a ‘perseverança’, o vermelho significa o ‘valor’ e a ‘resistência’ do povo americano e o branco representa a “pureza”
:
1- Construa um texto relacionando o texto 1 e a figura do Homem América.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
tem imagem ou foto n??????
l4urabeatriz270705:
naooooooo
Perguntas interessantes