História, perguntado por Oona2021, 4 meses atrás

TEXTO 1
Aqueles que superam os outros em prudência e razão, mesmo que não sejam superiores em força física, aqueles são, por natureza, os senhores; ao contrário, porém, os preguiçosos, os espíritos len tos, mesmo que tenham as forças físicas para cum prir todas as tarefas necessárias, são por natureza servos [...]. Tais são as nações bárbaras e desuma nas, estranhas à vida civil e aos costumes pacíficos.

TEXTO 2
Aqueles que pretendem que os índios são bárbaros, responderemos que essas pessoas têm aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem política que, em alguns reinos, é melhor que a nossa [...]. Esses povos igualavam ou até superavam muitas nações e uma ordem política que, em alguns reinos, é melhor que a nossa.

a) Descreva os diferentes pontos de vista acerca dos povos nativos da América apresentadas nos trechos.

b) considerando os conceitos eurocentrismo e alteridade avalie esses dois pontos de vista acerca dos nativos. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ThabataSampaio
4

Resposta:

a) Texto 1. Os senhores são aqueles que superam os outros em prudência e razão, mesmo que não sejam superiores em força física. E os preguiçosos são os servos desses senhores, mesmo que tenham força física.

Texto 2. Os índios não seriam bárbaros pois têm aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem política muito boa superando muitas nações.

b) O eurocentrismo é utilizado para definir atitudes nas quais os hábitos e costumes europeus são superiores aos de outros povos, como no texto 1.

A alteridade é o reconhecimento de que existem pessoas e culturas singulares e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras, como no texto 2.

Explicação:

Perguntas interessantes