História, perguntado por celaenasardothien675, 8 meses atrás

Texto 1 - Após a Segunda Guerra Mundial, movimentos que lutavam pela independência de seus países em relação às potências coloniais ganharam força na África e na Ásia.
Além dessas lutas internas, cada vez mais ficava evidente no cenário internacional a contradição entre os discurso de liberdade usado na guerra contra o nazifascismo na Europa e a manutenção de impérios coloniais. Esse cenário enfraqueceu as nações imperialista como Inglaterra e França, perdendo suas condições para manter o cenário de hegemonia mundial, dando lugar a disputa entre Estados Unidos e União Soviética (URSS), lançando intensa disputa pelo controle do espólio imperialista, contexto esse que dividiu o mundo em capitalista e socialista.
Nesse contexto, a segunda metade do século XX assistiu a diversos povos dos continentes africano e asiático conquistarem sua independência do domínio colonial e formara novos países.

Texto 2 - A Revolução Chinesa foi o processo revolucionário responsável pela transformação da China em uma nação comunista. Isso aconteceu após longos anos de guerra civil em que as forças comunistas de Mao Tsé-tung lutaram contra as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek. Com essa vitória, foi fundada a República Popular da China, e as transformações começaram a ser implementadas pelo novo regime comunista.
O fortalecimento do comunismo no país esteve diretamente relacionado ao sucesso da Revolução de 1917, na Rússia. O resultado do crescimento do comunismo foi o fortalecimento da classe do operariado, levando ao surgimento do Partido Comunista Chinês (PCC), criado em 1921 e inicialmente com 57 membros - todos considerados fundadores do partido. Um deles era Mao Tsé-tung, no qual realizou uma série de reformas agrárias, nacionalizou vários setores e iniciou a planificação da economia.

4-) Relacione o processo de independência na África e na Ásia com as guerras mundiais e a Guerra Fria.

Soluções para a tarefa

Respondido por erickm5
0

Os processos de independência na África e na Ásia está relacionado com a Guerra Fria na medida em que EUA e URSS disputavam sobre as alianças políticas e ideológicas dominantes em cada um dos países independentes.

Contextualizando a independência na África e na Ásia

O processo de independências nos continentes asiático e africano está relacionado com o enfraquecimento de potências imperialistas europeias neocolonialistas. Os danos causados a estes países europeus após as guerras mundiais impossibilitaram a continuidade dos processos de dominação colonizadora.

Então, estes países reivindicaram autonomia, mas tinham de realizar este processo através de disputas internas a partir das quais evidenciava-se o alinhamento à URSS ou EUA durante a Guerra Fria. Estes processos resultavam em guerras civis localizadas na África e na Ásia.

Saiba mais sobre a Guerra Fria em https://brainly.com.br/tarefa/11311365

#SPJ1

Perguntas interessantes