Texto 1 A seca do Nordeste na Poesia da Música Popular A questão da seca não se resume à falta de água. A rigor não falta água no Nordeste, faltam soluções para resolver a sua má distribuição e as dificuldades de seu aproveitamento. É importante desmistificar a ideia de que a seca, sendo um fenômeno natural, é responsável pela fome e pela miséria que dominam na região, como se esses elementos só estivessem presentes nesse lado do país. Texto 2 Morte e vida Severina [...] E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida).
O que distingue o texto literário do não literário é
a ausência de reflexão.
a escolha do tema.
a expressão de opiniões.
a preocupação com a mensagem.
a transfiguração da realidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acho que letra A.
Explicação:
O texto 1 fala sobre a seca na região nordeste e o texto 2 fala sobre a morte.
Uma característica que pode distinguir o texto 01 do texto 02 é:
B. a escolha do tema.
Intepretação e análise dos dois textos
No texto 1, temos que o principal tema é sobre a seca que atinge a Região Nordeste do Brasil.
Após dar informações mais precisas sobre o que acontece devido a falta d'água nesta parte do país, o autor elenca que a seca se trata de um fenômeno natural e que não é decorrente das ações humanas.
Este texto é referencial e não literário.
No texto 2, temos um poema que reflete a situação de várias pessoas do Nordeste, que enfrentam situações difíceis, que são por muitas vezes devido à seca.
Este texto é literário pois é uma narrativa.
Mais sobre a vida Severina em https://brainly.com.br/tarefa/44112840