Texto 1
“(...) a finalidade da vida política era a justiça na comunidade. A noção de justiça fora, inicialmente, elaborada em termos míticos, a partir de três figuras principais: themis, a lei divina que institui a ordem do Universo; cosmos, a ordem universal estabelecida pela lei divina; e dike, a justiça entre as coisas e entre os homens, no respeito às leis divinas e à ordem cósmica. Pouco a pouco, a noção de dike torna-se a regra natural para a ação das coisas e dos homens e o critério para julgá-las”.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2012. p. 444
Texto 2
“(...) a polis nasce por convenção entre os seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que em isolamento. Convencionam regras de convivência que se tornam leis, nomos. A justiça é o consenso quanto às leis e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
grego-sofista-sofista
Explicação:
Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram seus principais adversários teóricos, Platão e Aristóteles.
Eles eram chamados de sofistas, termo que originalmente significaria “sábios”, mas que adquiriu o sentido de desonestidade intelectual, principalmente por conta das definições de Aristóteles e Platão. Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria (sapientia) aparente mas não real”.
Alternativa correta é: e. Gregos - sofistas – sofistas
- Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade.
- Para os sofistas, a justiça é o consenso quanto às leis e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso.
- Para os sofistas, a justiça entendida como concórdia, conseguida na discussão pública de opiniões e interesses contrários.
A vida na pólis e o conceito de Justiça
A polis grega surge da necessidade da vida em comum e para tanto, era necessário administrar justiça. Os sofistas, mestres filósofos itinerantes, ensinacam seus alunos, através da argumentação bem feita das suas opiniões, a preservar na forma de leis, a manutenção de seus intereses.
Porque para os sofistas, a verdade se relativiza diante da discussão de opiniões contrárias, que muitas vezes previlegiavam àqueles que melhor dominavam a arte da oratória, isto é, dirigiam ou persuadiam seus adversários para que chegassem às conclusões desejadas.
Bons estudos!
Saiba mais sobre Os Sofistas em: brainly.com.br/tarefa/11561717