resolver essa equação
Soluções para a tarefa
Resposta:∈ R/
Explicação passo-a-passo:
Conteúdo: Inequações
Olá, tudo bem?
Vamos à resolução do exercício.
O estudo das inequações é baseado em determinar um intervalo cuja incógnita satisfaça aquela desigualdade, ou seja, não encontramos somente 1 valor para x, mas infinitos valor, determinados pelo intervalo a ser encontrado.
Encontramos nesse exercício uma Inequação Quociente, chamamos de inequação quociente toda inequação na qual o primeiro membro é formado por uma divisão envolvendo funções do primeiro e/ou do segundo grau, e o segundo membro é nulo. Como é uma divisão, devemos verificar suas condições de existência, dessa maneira, o denominador nunca pode ser nulo (igual a zero). Assim, o x não pode ser igual a 4, pois do contrário teríamos 4 - 4 = 0, tornando o denominador nulo.
Logo,
\frac{ - {x}^{2} + 2x - 1}{x - 4} > 0
Condição de existência: x ≠ 4
Para resolvermos essa inequação devemos estudar os sinais de cada uma das funções. Logo,
Raíz = 1
Como a < 0 teremos um parábola com concavidade voltada para cima, ou seja, para qualquer valor de x teremos uma imagem f(x) negativa (observe o anexo)
Raíz = 4
Como a > 0, e sabendo que é uma função do 1 grau, o gráfico descrito é uma reta, na qual qualquer valor de x menor que 4 resultará em uma imagem negativa e qualquer valor de x maior que 4 resultará em uma imagem positiva (observe o anexo)
Assim, como o exercício pede um resultado no qual a substituição do x na inequação resulte em um termo maior que zero o conjunto solução da inequação é:
∈ R/
X pertence aos reais, tal que x é menor que 4
A interpretação da inequação é feita na imagem que representa 3 retas, observe que na reta f(x) quaisquer valores de x resultam em um y negativo, já na reta de g(x) os valores de y para x maior que 4 são positivos e os para x menor que 4 são negativos. Como ler essa imagem? Os sinais de menos representam os locais nos quais y é negativo e os sinais de mais representam os locais nos quais y é positivo (as retas começam no infinito negativo e vão até o infinito positivo, mas analisamos somente o trecho que compreende os zeros das duas funções, pois eles nos informam em que direção encontraremos os y negativos e os y positivos). Observe que coloquei uma bolinha aberta no quatro, isso indica que ele não pode pertencer à solução, já que sua presença é um absurdo matemático (não existe divisão por zero) e isso já salientamos no início da resolução. Observe também que na reta que representa a divisão de f(x) por g(x) temos valores negativos e valores positivos para a solução, como chegamos a isso? Simples, a divisão de um valor negativo por outro negativo é positivo, por isso os valores de x menores que 4 resultam em uma solução positiva, e a divisão de um número negativo por um positivo tem como resultado um número negativo, por isso os valores de x maiores que 4 resultam em uma solução negativa. Dessa forma escrevemos o conjunto solução acima representado.
Espero ter ajudado, Boa sorte!