História, perguntado por Claramoreh, 4 meses atrás


 \ajuda \} \:  \por \: \:  \favor
1) sobre a importância das mulheres na independência da Bahia, defenda as ideias que justificam a sua participação.



2)o processo de independência do Brasil, de fato deixou o país independente?



3)Como podemos comparar a independência da Bahia com a independência do Brasil?




Usuário anônimo: já tou querendo é ir de até de pé kk
Usuário anônimo: vontade doida aqui
Usuário anônimo: tchau

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta da 1 : E a participação das mulheres foi significativa e decisiva na luta pela consolidação da independência.

Resposta da 2 : Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

Resposta da 3: A declaração de independência feita por Dom Pedro I, em sete de setembro de 1822, deu início a uma série de conflitos entre governos e tropas locais ainda fiéis ao governo português e as forças que apoiavam nosso novo imperador. Na Bahia, o fim do domínio lusitano já se fez presente no ano de 1798, ano em que aconteceram as lutas da Conjuração Baiana.

Por favor me ajude colocando melhor resposta, obrigada !! :)


Claramoreh: mas me segu por favor
Usuário anônimo: ok te sigo sim
Claramoreh: tanck you
Usuário anônimo: Nada rsrsrs
Usuário anônimo: ja te sigo
Usuário anônimo: pode colocar melhor resposta por favor ??
Claramoreh: clarooo espera só outra pessoa RESPonder
Usuário anônimo: ok
Claramoreh: tem como vc me ajudar
Claramoreh: é urgente
Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:1) sobre a importância das mulheres na independência da Bahia, defenda as ideias que justificam a sua participação.

As mulheres desempenaharam um papel importantíssimo no processo, e muitas se destacaram nas batalhas e na ajuda aos soldados. Entre elas está Maria FelipaMaria Felipa era uma negra que liderou uma série de mulheres que seduziram os portugueses, fizeram com que eles ficassem embreagados e depois deram uma surra de cansanção [vegetal que provoca urtiga e sensação de queimadura ao toque com a pele] neles. Depois ela queimou as embarcações deles. Foi uma pequena batalha pontual no dia 7 de janeiro de 1823, na Ilha de Itaparica, mas que resultou em uma queda no número de soldados da tropa portuguesa", relatou Borges.

Explicação:

2o processo de independência do Brasil, de fato deixou o país independente?

A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

3)Como podemos comparar a independência da Bahia com a independência do Brasil?

A independência da Bahia foi um movimento social e militar iniciado a 19 de fevereiro de 1822 e terminou a 2 de julho de 1823. Os habitantes do estado estavam cansados de pagar impostos à coroa portuguesa assim como de sustentar os seus luxos. Depois do dia 7 de setembro de 1822 quando foi proclamada a independência do Brasil, alguns membros da corte se recusavam a sair da Bahia. Foi então que ocorreu a revolta em prol da emancipação do estado em relação aos portugueses.

Perguntas interessantes