Testo disertativo sobre o corona virus 30 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
O novo coronavírus e a infecção conhecida como COVID-19 ou Sars-Cov-2 foram, sem dúvidas, alguns dos assuntos mais comentados no início de 2020. Responsável por levar mais de 140 mil pessoas à morte, até o dia 16 de abril, a doença causou pânico na China e em todo o mundo. Devido à relevância do tema, uma das apostas para vestibulares e Enem é a cobrança de questões que envolvam assuntos relacionados aos vírus e às epidemias.
O que é o coronavírus?
Antes de entendermos como o novo coronavírus pode ser abordado em vestibulares e no Enem, é fundamental compreendermos algumas características dos vírus que fazem parte desse grupo. Os coronavírus, na realidade, são vírus conhecidos há muito tempo pelo homem e constituem uma família responsável por infecções que afetam nosso sistema respiratório.
Alguns tipos de coronavírus são responsáveis por desencadear o resfriado comum, entretanto, outros tipos podem causar doenças mais graves, como é o caso do SARS-COV, responsável por desencadear a Síndrome Respiratória Aguda Grave, e o MERS-COV, que desencadeia a Síndrome Respiratória do Oriente Médio.
O mais recente coronavírus descoberto é responsável por desencadear uma infecção que ficou conhecida como COVID-19. Os primeiros casos dessa doença foram observados na China ainda no final de 2019 e, em 31 de dezembro desse mesmo ano, a Organização Mundial de Saúde foi informada sobre a doença, até aquele momento, sem causa conhecida. O novo tipo de coronavírus foi identificado no dia 07 de janeiro de 2020.
O novo coronavírus é responsável por provocar sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória, sintomas que se assemelham a uma gripe. Como não há um tratamento específico para doença, os medicamentos utilizados visam apenas a combater os sintomas e a evitar o agravamento do quadro. A recomendação para o paciente é repousar e beber bastante água. Para saber mais informações sobre esse vírus e a infecção por ele provocada, acesse coronavírus.