Química, perguntado por otaviobfap7nfbk, 11 meses atrás

Terras raras no Brasil: histórico, produção e perspectivas

TERRAS RARAS: HISTÓRICO E PROPRIEDADES

O grupo de elementos conhecido como "terras raras" inclui os metais lantanídeos [...], além de escândio (Z=21) e ítrio (Z=39) (Figura 1). O termo "terras" deve-se ao fato de que, ao longo dos séculos XVIII e XIX, tais elementos foram isolados, a partir de seus minerais, na forma de óxidos, já que a palavra "terra" era, à época, uma designação geral para óxidos metálicos (assim como em "terras alcalinas" ou "metais alcalino-terrosos"). Já o termo "raras" decorre do fato de que tais elementos foram inicialmente encontrados apenas em alguns minerais de regiões próximas a Ytterby, na Suécia, sendo que sua separação era consideravelmente complexa.

















Comparando algumas propriedades periódicas entre os metais pertencentes ao grupo dos terras-raras pode-se afirmar corretamente que o

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
2

Os elementos conhecidos como ''terras-raras'' podem ser compreendidos como um grupo  de 17 elementos químicos de baixíssima abundância na crosta terrestre, os quais são considerados raros já que existe uma relativa dificuldade da sua separação.

O elemento lantânio, é o mais instável e não é visto nestas terras.

Sabe-se que a China é o país classificado como o maior produtor desses minérios ''terras raras', suprindo aproximadamente 97% do mercado mundial.

O escândio e do ítrio, são exceções pois todos os outros são integrantes da série dos lantanídeos e podem  ser encontrados  em solos de terras-raras.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/25158919

Anexos:
Perguntas interessantes