Ed. Física, perguntado por gabrielsmolker, 9 meses atrás

Terra Indígena (TI) é uma porção do território nacional, a qual após regular processo administrativo de demarcação, conforme os preceitos legais instituídos, passa, após a homologação por Decreto Presidencial para a propriedade da União, habitada por um ou mais comunidades indígenas, utilizada por estes em suas atividades produtivas, culturais, bem-estar e reprodução física. Assim sendo, se trata de um bem da União, e como tal é inalienável e indisponível, e os direitos sobre ela são imprescritíveis. Nos termos da legislação vigente - CF/88, Lei 6001/73 ¿ Estatuto do Índio, Decreto n.º 1775/96, as terras indígenas podem ser classificadas nas seguintes modalidades: Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas: São as terras indígenas de que trata o art. 231 da Constituição Federal de 1988, cujo processo de demarcação é disciplinado pelo Decreto n.º 1775/96. Reservas Indígenas: São terras doadas por terceiros, adquiridas ou desapropriadas pela União, que se destinam à posse permanente dos povos indígenas. São terras que também pertencem ao patrimônio da União, mas que não se confundem com as terras de ocupação tradicional. Além disso, vale destacar que existem reservas indígenas, que foram reservadas pelos Estados-membros, principalmente durante a primeira metade do século XX , mas que hoje são reconhecidas como de ocupação tradicional. Terras Dominiais: São as terras de propriedade das comunidades indígenas, havidas, por qualquer das formas de aquisição do domínio, nos termos da legislação civil. Dessa forma, são estas as três modalidades de terras indígenas, nos termos da legislação vigente (CF/88, Lei 6001/73 ¿ Estatuto do Índio, Decreto n.º 1775/96). Apesar disso, vale destacar também o instrumento administrativo de interdição de áreas (terras interditadas), instrumento este, o qual não deve ser entendido como modalidade de terra indígena, mas tão somente como instrumento administrativo utilizado para assegurar a proteção de comunidades ou grupos indígenas que vivem em situação de isolamento com o estabelecimento de restrição de ingresso e trânsito de terceiros na área, mas que não se trata de área, quando isoladamente considerada e ceteris paribus, sob domínio da União, antes, se trata de instrumento para assegurar a proteção das comunidades ou grupos indígenas isolados. Quantas são as terras indígenas e onde se localizam? Atualmente existem 488 terras indígenas regularizada que representam cerca de 12,2% do território nacional, localizadas em todos os biomas, com concentração na Amazônia Legal. Tal concentração é resultado do processo de reconhecimento dessas terras indígenas, iniciadas pela Funai, principalmente, durante a década de 1980, no âmbito da política de integração nacional e consolidação da fronteira econômica do Norte e Noroeste do país.

Considerando o texto acima é correto afirmar que:


a As terras indígenas são consideradas porções do território nacional isentas de jurisdição do Estado brasileiro.


b As terras dominiais são terras adquiridas pelos indígenas na forma do decreto de intervenção da União

c A maior parte das terras indígenas está na região Norte em função do processo de integração promovida pelo IBAMA

d Existem terras de reserva que foram atribuídas pelos Estados-membros e que hoje são reconhecidas como ocupações territoriais


e As terras indígenas são de propriedade dos povos indígenas, podendo, estes, alienar as mesmas de acordo com a sua vontade.


jackebryan: Gabriel, a resposta correta é a letra D

Soluções para a tarefa

Respondido por cnds001
49

Resposta:

A maior parte das terras indígenas está na região Norte em função do processo de integração promovida pelo IBAMA

Explicação:  

54% norte

Respondido por vchinchilla22
62

Sobre a Terra Indígena (TI) é correto o que se afirma em: Alternativa B)  As terras dominiais são terras adquiridas pelos indígenas na forma do decreto de intervenção da União.

a)Incorreta: as terras indígenas são consideradas porções do território nacional com jurisdição do Estado brasileiro, especificamente da União.

b) Correta: o processo de demarcação é dado pelo Decreto n.º 1775/96 e as terras são adquiridas pelos indígenas por qualquer das formas de aquisição do domínio, nos termos da legislação civil.

c) Incorreta: certamente a maior parte das terras indígenas está na região Norte com um 54%, isso em função do processo de integração promovida pelo Funai.

d) Incorreta: as terras de reserva que foram atribuídas pelos Estados-membros e que hoje são reconhecidas como ocupações tradicionais.

e) Incorreta: a terra Indígena é propriedade da União, habitada por um ou mais comunidades indígena, e como tal é inalienável e indisponível, e os direitos sobre ela são imprescritíveis.


anamariaosodrac: obg (*˘︶˘*).。*♡
Perguntas interessantes