Teresa teve dois casamentos (o primeiro foi com Pedro e o segundo, com João) e em cada casamento, teve um casal de filhos. Considerando apenas o sistema RH, diga quais são os tipos sanguíneos de Pedro, João, Fernanda e Paulo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Explicação:
antes de tudo, devemos analizar o tipo sanguíneo dos filhos. nos dois casamentos, temos filhos com Rh nulo. isso nos mostra que tanto os pais quanto a mãe têm pelo menos um alelo r recessivo.
mas devemos notar um detalhe: Paulo nasceu com eritroblastose fetal. isso quer dizer que seu sangue é incompatível com o de sua mãe. Isso só acontece quando no sangue da criança há antígenos desconhecidos pelo corpo da mãe. Esse fenômeno acontece em mães com Rh negativo e crianças com Rh positivo. Assim, concluímos que Teresa tem Rh nulo e que Paulo tem Rh positivo. Como teresa é definida por rr, um desses alelos foi doado a Paulo. Assim, como ele é positivo, seu tipo sanguíneo será Rr. Sabemos também que o alelo R deve ter vindo de algum lugar, e se a mãe é negativa, só pode ter vindo de João. Perceba que João e Teresa têm um filho de Rh nulo, então tanto o pai quanto a mãe devem ter um alelo R. assim, João tem tipo sanguíneo Rr.
Já no casamento entre Pedro e Teresa, temos Fernanda, que não nasceu com eritroblastose. Se ela tivesse Rh positivo, com certeza teria nascido com tal condição. Como ela é ausente, concluímos que Fernanda tem genótipo rr. para ter herdado dois alelos r, tanto o pai quanto a mãe devem tê-lo. assim, Pedro tem um alelo r também. porém não conseguimos determinar com certeza o tipo sanguíneo de Pedro, pois não temos um filho com alguma característica distinta. Ele pode ser tanto Rr e não ter transmitido o alelo R quanto ser rr.
Teresa: rr
Pedro: Rr ou rr
Fernanda: rr
João: Rr
Paulo: Rr
espero ter ajudado! ;)