Terceiro dia de aula. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida como nós e além disso são muito úteis. Todos ajudam.
− Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?
− Aquele ali é o texugo, se você quiser pintar a parede de seu quarto, escolha pincel de texugo. Parece que é ótimo.
E também fornece pelo para os pincéis de barba.
Arturzinho objetou que, no futuro, pretende usar barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade da tartaruga-marinha.
− A tartaruga, meu Deus, é de uma utilidade que vocês não calculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-lí-cia! O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa... O biguá é engraçado.
− Engraçado, como?
− É uma ave que apanha peixe pra gente.
− Apanha e entrega, professora?
− Não é bem assim. Você bota um anel no pescoço dele, e o biguá pega o peixe, mas não pode engolir. Então você tira o peixe da goela do biguá.
− Bobo que ele é.
− Não. É útil. Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?
− Entendi. A gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pelo, o couro e os ossos.
(Carlos Drummond de Andrade. Para Gostar de Ler. Vol.4. São Paulo: Editora Ática, 1981. Adaptado)
Em – Arturzinho objetou que, no futuro, pretende usar barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele... − há, em relação à exposição da professora:
(A)
uma solicitação à mestra.
(B)
um equívoco por parte do aluno.
(C)
um comentário redundante.
(D)
um contra-argumento ao que foi dito.
(E)
uma observação irrelevante.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
A professora diz o que podemos fazer com os animais. Carlinhos OBJETOU que não fará nada daquilo que a professora sugeriu.
(D) um contra-argumento ao que foi dito.
(D) um contra-argumento ao que foi dito.
alineonline:
Atenção ao vocabulário. Sabendo o sentido de "objetou" dá pra responder sem ler o texto!
Respondido por
15
(D) um contra-argumento ao que foi dito.
Ao contrário da professora, Arturzinho não deseja maltratar um animal para benefício próprio, algo que ela faz constantemente
Ao contrário da professora, Arturzinho não deseja maltratar um animal para benefício próprio, algo que ela faz constantemente
Perguntas interessantes