. “Terapia gênica é o tratamento baseado na introdução de genes sadios com uso de técnicas de DNA recombinante. Em 1989, Ashanti era uma menina de quatro anos de idade incapaz de levar uma vida normal, porque sofria de uma doença genética causada por deficiência da enzima adenosina desaminase (ADA), indispensável para o desenvolvimento do sistema imune. Ela foi a primeira paciente a ser tratada por terapia gênica.(...) Várias mutações no gene que codifica a enzima provocam deficiência de ADA, o que resulta em degeneração das células T do sistema imune (Buckley, 2004) e constitui uma das principais causas de síndrome de imunodeficiência combinada severa (SCID, do inglês severe combined immunodeficiency).(...) A cada um ou dois meses, os pesquisadores retiravam células T do sangue de Ashanti, inseriam o gene da ADA, induziam a proliferação dessas células no laboratório e, então, devolviam as células tratadas para o sangue da paciente (Culver et al., 1991)... Houve melhora clínica: observou-se que os níveis da enzima no sangue da paciente aumentaram progressivamente com a terapia gênica, e se mantiveram estáveis no intervalo de descanso de seis meses (Blaese et al., 1995; Mullen et al., 1996). Finalmente, doze anos após terminarem as infusões, época em que foi feita uma reavaliação do caso, grandes números de células T continuaram expressando o gene terapêutico no sangue de Ashanti (Muul et al., 2003)”. Texto adaptado de Linden R. (2010).A partir da análise desse texto responda: O tratamento com terapia gênica presentou sucesso porque a paciente com deficiência no sistema imune:
A) expressou o gene da ADA em todas as células do sistema imune.
B) apresentou células T que exerciam suas funções adequadas de síntese proteica. C) apresentou a tradução gênica apenas durante o período de tratamento.
D) teve implantadas proteínas ADA em suas células T;
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Explicação:
Explicação: terapia gênica utiliza técnicas de DNA recombinante para substituir ou manipular genes com problemas. A introdução de um gene sadio irá corrigir uma informação que está errada ou ausente do DNA de um indivíduo, o que pode levar a cura da doença ou alívio dos seus sintomas.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Contabilidade,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás