- TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO -
6. Neste documento contém um conjunto de definições doutrinárias sobre os princípios
fundamentos e procedimentos na educação básica que deverão orientar as escolas e os sistemas de ensino na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas, isto é, na formulação dos currículos, reorientar os cursos de formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na educação básica. Qual é esse documento?
7. O contexto histórico exige compreensão das ideologias dominantes de cada época. Pensando que o currículo republicano se filia a um cunho humanista e não religioso, analise as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas.
8. Segundo Sacristán, o currículo escolar pode ser entendido como um projeto seletivo da cultura, o qual se encontra em um contexto que subsidia a análise tanto da qualidade quanto das diferentes formas complexas da aprendizagem pedagógica.
Nesta perspectiva, analise as asserções a seguir e a possível relação proposta entre elas:
1. O temático currículo é inerente ao exercício de nosso ofício enquanto educadores, independentemente de nossa função.
PORQUE
2. O currículo sempre está em nosso horizonte de análise, dele emergem as bases para o projeto educativo e, em um espectro mais amplo, para o projeto da própria sociedade
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A As asserções le ll são proposições falsas
B As asserções le ll são proposições verdadeiras mas a ll não justifica a l
C As asserções I e ll são proposições verdadeiras e a Il justifica a I
D asserção l é uma proposição verdadeira e a Il falsa
E A asserção l é uma proposição falsa e a ll verdadeira
9. Paulo Freire e toda sua discussão teórica sobre a pedagogia do oprimido e sua proposta de
alfabetização de adultos pelo método dos temas geradores, colocava em xeque tanto as
práticas, como a organização curricular for tradicional, pois de acordo com suas próprias
palavras, "não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição
que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com
esse trabalho" (FREI BETTO,1997,[s.p.]). FREI BETTO. Freire: a leitura do mundo.
Correio Rio-grandense. Caxias do Sul, n. 4538, 23 jul. 1997. Os posicionamentos de Paulo Freire
possibilitam inferir que:
10. É importante entender qual é a função social da escola a partir das políticas educacionais e prescrições curriculares após a década de 1990, pois o que se pretendia era “ [...] eliminar o papel de mediação do estado na elaboração das politicas publicas os valores e critérios do mercado (a eficiência como critério básico, todos devem pagar pelo que recebem, e que os órgãos descentralizados devem concorrer pelos recursos públicos com base na eficiência da prestação de serviços segundo indicadores uniformes etc.) “
Diante disso, a educação no contexto da década de 90 abarca.
11. O currículo é um documento espontâneo sobre as atividades pedagógicas mais uma construção social política econômica e cultural por isso a necessidade de construir um currículo que atenda às demandas dessas esferas e níveis Nacional. Leia as alternativas e marque a alternativa que representa a resposta correta no que se refere como devem ser as propostas curriculares.
1- Propostas curriculares fragmentadas e específicas por região garantindo a regionalidade.
2 - Propostas curriculares pautadas na garantia da Equidade para que todos os alunos apresentam pontue-o do mínimo necessário para sua inserção na vida em sociedade.
3- Propostas curriculares pautadas em um currículo que atenda às demandas sociais afinal com uma base curricular comum.
A) Estão corretas as afirmativas 1 e 3
B) Esta corretas as afirmativas 1
C) Está correta afirmativa 1, 2 e 3
D) Estão corretas as afirmativas 1 e 2
E) Estão corretas as afirmativas 2 e 3
12. As diretrizes gerais da educação básica emergem do parecer aprovado pela câmara da educação básica CNE/CEB nº7/ 2010- Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e pela Resolução CNE/CEB nº4/ 2010 que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Assinale as afirmativas a seguir , considerando pontos a serem destacados no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Soluções para a tarefa
6 - Esse documento é Diretrizes Curriculares Nacionais .
Nesse documento é possível encontrar como intuito principal uma grande contribuição para a formação acadêmica e profissional dos indivíduos, através de doutrinas e fundamentos para orientações básicas na educação.
7 - V - F - V
(V) Durante um primeiro momento da República tivemos o gérmen de um plano de educação que
abarcou e alinhou a educação em todo o território nacional.
(F) O currículo republicano precisaria desconsiderar as premissas positivistas, pois a formação do aluno deveria estar desconectada dos preceitos burgueses que se consolidavam.
Esse currículo republicano considera essas premissas.
(V) Um exemplo é o fato de o ensino religioso ter sido trocado pela educação moral e cívica, o que demonstra como o currículo atuaria no sentido de "homogeneizar e conformar o povo frente a ordem social burguesa e a construção do Estado Nacional.
8 - c) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justificativa a I .
O currículo contribui no desenvolvimento e na socialização de conhecimentos, ele não se limita, pois com o surgimento de novas áreas de conhecimento, ocorre uma necessidade de se abranger vários deles para que ocorra uma inclusão entre todos os alunos.
9 - Os posicionamentos de Paulo Freire possibilitam inferir que todas as alternativas são verdadeiras.
(V) As teorias tradicionais preconizavam que o currículo deveria ser concebido a partir de sua estrutura técnica, assim, os autores que se vinculavam a esse perspectiva entendiam que o enfoque mais relevante era pensar "como fazer o currículo", na mesma direção, compreendiam que a organização curricular deveria ser eficiente e mensurável.
(V) Sua proposta tinha por objetivo romper com o tecnicismo e refletir sobre o papel do currículo qual sua possibilidade de questionar a realidade existente.
(V) Os movimentos denominados como teoria de currículo critica opuseram-se à estrutura escolar tradicional, pois acreditavam que o papel da escola, enquanto instituição, não era reproduzir a estrutura da sociedade capitalista, mas justamente problematiza-la e questionar desigualdade que engendrava.
11 - c) Está correta afirmativa 1, 2 e 3
Obs: As questões 10 e 12 estão sem alternativas.
Espero ter ajudado!