teoria seguida por tylor, Boas, Malinowski e Levi Strauss e o que consiste cada teoria.
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Conceito de cultura e evolucionismo cultural de Tylor: Para Tylor, a cultura é todo o conhecimento, a arte, a moral, a lei, a crença, o costume e as capacidades adquiridas por uma sociedade. Encaixe o funk, por exemplo, em cada um desses fatores e questione se ele é cultura. No máximo, ele irá se encaixar em costumes anti-morais e um aglomerado de capacidades que não auxiliam no desenvolvimento social. É importante também lembrar que os três pilares que nos sustentam são: a filosofia grega, o direito romano e a moral judaico-cristã.
O evolucionismo (teoria que fez junto com Morgan) é dado em três etapas:
1. Selvageria: Abordando culturas de caça e caçador.
2. Barbárie: Culturas nômades baseadas na domesticação de animais e na agricultura.
3. Civilização: Culturas baseadas na escrita e na vida urbana
Relativismo cultural de Boas: Boas dizia que não existiria uma sucessão de culturas - da menos evoluída para a mais evoluída- , como é proposto por Morgan e Tylor no evolucionismo cultural. Para Boas, as culturas são diferentes entre si, e para que se entenda uma cultura é preciso se remeter a cultura específica, indo a campo para conhecê-la melhor. Com isso,Boas visava ser contra o evolucionismo cultural e contra a tendência comparativa que se instalava a partir dele (comparando o nível de uma cultura com a outra). Ele influenciou o Gilberto Freire, por exemplo, que dizia que a cultura brasileira não pode ser interpretada com outra exterior a ela, mas que deve ser interpretada a partir de suas próprias questões internas.
*minha opinião: nós precisamos fazer o que é certo. As pessoas de bem encontram satisfação quando agem corretamente e então alcançam a leveza da consciência. Porém, para os relativistas isso é errado. Eles dizem: Que cultura é suficientemente instruída para dizer o que é certo?. Para mim isso é extremamente falho. Os relativistas não possuem ainda os alicerces daquilo que é certo e daquilo que é errado, agindo conforme as contingências, as causas da vida, e o que a situação do momento pede, mas não se preocupam com os efeitos de suas ações e somente com a causa. Aqueles que tem uma cultura avançada espiritualmente, por exemplo, possuem maior tendência a agir conforme a alma, pensando nos efeitos de suas ações.
Funcionalismo de Malinowski: Malinowski é contra a pesquisa de gabinete feita por Morgan e Tylor no evolucionismo cultural, onde Morgan aborda relatos de uma cultura sem conhecê-la por contato (sem ir a campo). Malinowski defende que se deve ter uma pesquisa de campo de determinada cultura, mas não critica o evolucionismo totalmente nesse quesito, dizendo que se deve ter uma pesquisa de gabinete além da pesquisa de campo.
Agora indo para a teoria propriamente dita. Malinowski afirma que existem necessidades básicas e fundamentais (de comer, de se vestir, de se reproduzir...), em que cada cultura vai buscar satisfazer de determinada maneira. E na busca de satisfazer as necessidades, é criada instituições culturais da melhor maneira que se deve fazê-las. É instituída diferentes religiões, por exemplo, e Malinowski afirma que tanto a religião material - mais primitiva (aquela que adora animais, natureza, etc... como divindade)- quanto a religião do Deus abstrato, possuem a sua forma de satisfazer suas necessidades básicas: o princípio da salvação cristã, ou do consolo da morte...
Estruturalismo de Levi-Strauss: Busca descobrir as relações entre as estruturas sociais, econômicas, politicas e mentais de uma época. Levi-Strauss percebe a sociedade em estruturas que são montadas com o objetivo de reproduzir-se como um modelo e reproduzir seus valores.
Por exemplo, as mulheres de uma aldeia que fala uma língua A só podem se casar com homens de outra aldeia que fala uma língua B, possuindo a partir dessa casamento um espaço na estrutura da aldeia que fala língua B, e compartilhando a linguística. Essas aldeias compartilham relações sociais e linguísticas.
*Levi-Strauss diz que não precisa de um estudo de campo e de que é possível apenas relacionar algumas estruturas de uma cultura e não aceitá-la totalmente, diferente de Boas e Malinowski que aceitam praticamente tudo.
Todos eles estudam antropologia e a cultura.
O evolucionismo (teoria que fez junto com Morgan) é dado em três etapas:
1. Selvageria: Abordando culturas de caça e caçador.
2. Barbárie: Culturas nômades baseadas na domesticação de animais e na agricultura.
3. Civilização: Culturas baseadas na escrita e na vida urbana
Relativismo cultural de Boas: Boas dizia que não existiria uma sucessão de culturas - da menos evoluída para a mais evoluída- , como é proposto por Morgan e Tylor no evolucionismo cultural. Para Boas, as culturas são diferentes entre si, e para que se entenda uma cultura é preciso se remeter a cultura específica, indo a campo para conhecê-la melhor. Com isso,Boas visava ser contra o evolucionismo cultural e contra a tendência comparativa que se instalava a partir dele (comparando o nível de uma cultura com a outra). Ele influenciou o Gilberto Freire, por exemplo, que dizia que a cultura brasileira não pode ser interpretada com outra exterior a ela, mas que deve ser interpretada a partir de suas próprias questões internas.
*minha opinião: nós precisamos fazer o que é certo. As pessoas de bem encontram satisfação quando agem corretamente e então alcançam a leveza da consciência. Porém, para os relativistas isso é errado. Eles dizem: Que cultura é suficientemente instruída para dizer o que é certo?. Para mim isso é extremamente falho. Os relativistas não possuem ainda os alicerces daquilo que é certo e daquilo que é errado, agindo conforme as contingências, as causas da vida, e o que a situação do momento pede, mas não se preocupam com os efeitos de suas ações e somente com a causa. Aqueles que tem uma cultura avançada espiritualmente, por exemplo, possuem maior tendência a agir conforme a alma, pensando nos efeitos de suas ações.
Funcionalismo de Malinowski: Malinowski é contra a pesquisa de gabinete feita por Morgan e Tylor no evolucionismo cultural, onde Morgan aborda relatos de uma cultura sem conhecê-la por contato (sem ir a campo). Malinowski defende que se deve ter uma pesquisa de campo de determinada cultura, mas não critica o evolucionismo totalmente nesse quesito, dizendo que se deve ter uma pesquisa de gabinete além da pesquisa de campo.
Agora indo para a teoria propriamente dita. Malinowski afirma que existem necessidades básicas e fundamentais (de comer, de se vestir, de se reproduzir...), em que cada cultura vai buscar satisfazer de determinada maneira. E na busca de satisfazer as necessidades, é criada instituições culturais da melhor maneira que se deve fazê-las. É instituída diferentes religiões, por exemplo, e Malinowski afirma que tanto a religião material - mais primitiva (aquela que adora animais, natureza, etc... como divindade)- quanto a religião do Deus abstrato, possuem a sua forma de satisfazer suas necessidades básicas: o princípio da salvação cristã, ou do consolo da morte...
Estruturalismo de Levi-Strauss: Busca descobrir as relações entre as estruturas sociais, econômicas, politicas e mentais de uma época. Levi-Strauss percebe a sociedade em estruturas que são montadas com o objetivo de reproduzir-se como um modelo e reproduzir seus valores.
Por exemplo, as mulheres de uma aldeia que fala uma língua A só podem se casar com homens de outra aldeia que fala uma língua B, possuindo a partir dessa casamento um espaço na estrutura da aldeia que fala língua B, e compartilhando a linguística. Essas aldeias compartilham relações sociais e linguísticas.
*Levi-Strauss diz que não precisa de um estudo de campo e de que é possível apenas relacionar algumas estruturas de uma cultura e não aceitá-la totalmente, diferente de Boas e Malinowski que aceitam praticamente tudo.
Todos eles estudam antropologia e a cultura.
NandoCarvalho:
Desculpa, não consegui resumir mais do que isso.
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