TEORIA DO MUNDO MULTIPOLAR.
Para compreender a ordem mundial do Pós-guerra, leia atentamente o texto intitulado "A teoria do 'mundo multipolar" e grife as ideias principais.
A teoria do "mundo multipolar"
O colapso da União Soviética e a destruição do "sistema socialista" foram os acontecimentos mais
marcantes do fim do século 20. Puseram um fim ao mundo bipolar e ao "equilíbrio do medo", pilares de qualquer sistema de relações internacionais a partir da segunda guerra mundial. A partir do começo dos anos 90, o mundo entra numa situação nova e transitória, marcada pela "fluidez" e pela
indeterminação: deixaram de existir muitas das antigas tendências.
Nossa atenção se deterá mais especificamente sobre uma dessas teorias: a do "mundo multipolar".
Nascida no começo da década de 90 dos escombros do velho mundo, foi defendida principalmente pelo ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, como alternativa ao sistema bipolar, caído em desuso. No entanto, os Estados Unidos logo se deram conta de que essa teoria representava uma faca de dois gumes. Por isso, prontamente a abandonaram, tanto na prática como na teoria, preferindo ações enérgicas que visavam consolidar o mundo unipolar.
Para ampliar sua compreensão sobre as configurações geopolíticas globais, evidenciadas a partir das ordens mundiais em diferentes momentos históricos, pesquise sobre as ideias principais que você grifou e as expressões em destaque (negrito) no texto. Em seguida, registre no
quadro a seguir as diferenças entre:
Soluções para a tarefa
O mundo bipolar foi marcado pela predominância e hegemonia de duas grandes potências mundiais no contexto analisado: EUA e União Europeia, que tinham disputas ideológicas durante o período da guerra fria.
O mundo multipolar é caracterizado pelo fim da guerra fria, e surgimento de diferentes potências dotadas de desenvolvimento tectológico, bem como de soberania e poderio bélico.
O mundo unipolar é representado por um estado que apresenta grande soberania suprema no mundo.
Resposta:
ordem unipolar - no contexto da Globalização, faz referência a um país que possui uma dominação em relação aos outros países do globo terrestre. Como exemplo, podemos destacar: a hegemonia dos Estados Unidos logo após a segunda guerra mundial.
ordem bipolar - domínio de duas nações sobre todas as outras. Exemplo mais conhecido: a rivalidade entre Estados Unidos e Rússia (Guerra Fria).
ordem multipolar - faz referência ao atual mundo globalizado, em que temos países industrializados (grandes potências) e países em desenvolvimento (terceiro)
desculpa pela descrição da imagem , é assim que nomeio elas