teoria do conhecimento na antiguidade
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Platao
Seu verdadeiro nome era Arístocles, Platão era um apelido, que significava ombros largos, um atributo considerado muito atraente entre os gregos na época.
Platão demonstrou grande preocupação pelo cárcere representado pelo corpo, defendendo a idéia de que a morte era a libertação definitiva de um mundo ilusório.
Para ele, a realidade percebida pelos sentidos é apenas uma cópia imperfeita daquilo que existe no pensamento, já que o percebido não passa de aparência.
Agostinho
a filosofia de Agostinho sobre o homem e o conhecimento:
O caminho adotado por Agostinho para o “conhecimento de si” tem como característica o seu abandono nas mãos de Deus
A busca das condições do conhecimento conduz à descoberta do fundamento do saber na certeza interior da consciência.
Santo Tomas
"Tomás afirma que há no ser humano uma alma única, intrinsecamente unida ao corpo"
A relação entre razão e fé está no centro dos interesses do filósofo. Para ele, embora esteja subordinada à fé, a razão funciona por si mesma, segundo as próprias leis. Ou seja, o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo, mas é um instrumento para se aproximar de Deus.
Seu verdadeiro nome era Arístocles, Platão era um apelido, que significava ombros largos, um atributo considerado muito atraente entre os gregos na época.
Platão demonstrou grande preocupação pelo cárcere representado pelo corpo, defendendo a idéia de que a morte era a libertação definitiva de um mundo ilusório.
Para ele, a realidade percebida pelos sentidos é apenas uma cópia imperfeita daquilo que existe no pensamento, já que o percebido não passa de aparência.
Agostinho
a filosofia de Agostinho sobre o homem e o conhecimento:
O caminho adotado por Agostinho para o “conhecimento de si” tem como característica o seu abandono nas mãos de Deus
A busca das condições do conhecimento conduz à descoberta do fundamento do saber na certeza interior da consciência.
Santo Tomas
"Tomás afirma que há no ser humano uma alma única, intrinsecamente unida ao corpo"
A relação entre razão e fé está no centro dos interesses do filósofo. Para ele, embora esteja subordinada à fé, a razão funciona por si mesma, segundo as próprias leis. Ou seja, o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo, mas é um instrumento para se aproximar de Deus.
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