Português, perguntado por njenifer553, 1 ano atrás

Teoria da Comunicação, proposta por Roman Jakobson, enuncia que, no ato de comunicação, há um emissor que envia uma mensagem a um receptor, usando o código para efetuá-la. Esta, por sua vez, refere-se a um contexto (ou um referente), até mesmo para ser eficaz. A passagem da emissão para a recepção faz-se através do suporte físico, que é o canal. Dessa forma, a linguagem desempenha seis funções: emotiva, poética, conativa, metalinguística, referencial e fática” (DORETTO; BELOTI, 2011, p. 92).

A teoria e o método de crítica literária para textos narrativos e poéticos, desenvolvidos por Roman Jakobson, são conhecidos como formalismo. Porém, quando Jakobson debruçou-se nos estudos da linguagem, corroborou para a criação do estruturalismo linguístico. Para o pensador russo, as ferramentas para a compreensão da linguagem consistiam na separação da linguagem em elementos e no estabelecimento de suas funções. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

I. ( ) As notícias são exemplos de função referencial, as quais costumam ser objetivas e sem a subjetividade do sujeito.
II. ( ) A função poética, também chamada de emotiva, tem por objetivo emocionar o receptor.
III. ( ) Presente em textos publicitários, a função conotativa tem por intuito convencer, aconselhar e dar ordens ao leitor.
IV. ( ) A função expressiva foca no emissor e é portadora de subjetividade.
V. ( ) A função metalinguística costuma explicar um código utilizando o próprio código.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: *

50 pontos

V, V, F, V, V.

F, V, F, V, F.

F, F, V, V, F.

V, F, V, V, V.

V, V, F, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
2

A alternativa correta é a letra D: V, F, V, V, V.

Somente a assertiva II é falsa, visto que a função poética não tem como objetivo emocionar o leitor. Essa figura de linguagem é marcada pela preocupação do autor em transmitir a mensagem.

Portanto o autor tem uma preocupação maior em como essa mensagem será passada para o receptor.

As funções da linguagem são maneiras de usar a linguagem conforme o objetivo do emissor.

As funções são divididas em: função conativa, emotiva, fática, função metalinguística, função poética e função referencial.

Função conativa ou apelativa: Recebe também o nome de apelativa, uma vez que o objetivo é chamar a atenção do leitor. Dessa forma, o foco agora é no receptor, a pessoa que vai receber a mensagem.

Abraços!

Perguntas interessantes