Teologia de santo Agostinho resumo? Pra agora
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como a prática de tortura e morte já era comum nos governos que se sentiam, de algum modo, ameaçados, muitos pensadores cristãos entendiam ser também direito dos governos eclesiásticos coibir, das mais diversas formas, tudo que parecesse, aos seus olhos, prejudicial à “ordem” estabelecida.
Nesse contexto, Agostinho julgava que os objetivos da Igreja estavam acima de qualquer indivíduo e que uma simples tortura não podia ser comparada aos danos provocados pelas torpes ideias de homens considerados ignorantes, rebeldes ou hereges. Para ele, esses homens, principalmente os mais influentes, não deveriam apenas ser expulsos da Igreja, mas tinham que ser castigados e destruídos. A isso ele chamou de “perseguição construtiva”.
Thiago Lobo
Outro absurdo foi a “censura construtiva”, na qual não bastava somente a advertência formal da Igreja, mas destacava-se a necessidade de constrangimento e exposição pública do “infame”, em virtude de sua ousadia na divulgação de ideias heréticas perante a comunidade. Os donatistas são um exemplo de “hereges” que eram obrigados a ouvir a “verdade”, além de receber muitos açoites e ser enviados ao exílio.
Por causa desse conjunto de ideias sem sentido racional, Agostinho é apontado como aquele que, de algum modo, inspirou a ideologia da Inquisição.
Explicação:
https://estante-virtual.cpbedu.me/fil_f3/m19.html