Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se pronuncia a palavra jogo cada um pode entendê-la de modo diferente. Pode-se estar falando de jogos políticos, de adultos, crianças, animais ou amarelinha, xadrez, dentre outros. Por exemplo, no faz-de-conta, há forte presença da situação imaginária; no jogo de xadrez, regras padronizadas permitem a movimentação das peças. (KISHIMOTO, 2001, p. 13). Em muitos países nos diferentes idiomas, o termo jogo e brincadeira são expressos pela mesma palavra, não havendo uma diferenciação. Entretanto, nos deparamos com uma infinidade de estudos com o intuito de definir e classificar os jogos e as brincadeiras.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2001.
De acordo com os materiais da disciplina e com o trecho citado acima. Avalie as afirmativas com base nas características do jogo segundo Caillois.
I. O jogo, entre outras características, está atrelado a diversão, a atmosfera de descontração, a facilidade e a liberdade.
II. O jogo deve ter um agrupamento de regras e normas que não podem ser quebradas.
III. O jogo estimula qualquer capacidade humana, seja ela física ou intelectual.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
II apenas.
Alternativa 3:
III apenas.
Alternativa 4:
II e III apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Página 28 e 29
irenilton:
Correto I, II e III.
Respondido por
6
Alternativa 5:
I, II e III.
O jogo é representado como uma atividade de grande importância para a sociedade humana, uma vez que permite alinhar o prazer e a diversão, juntamente ao desenvolvimento de categorias intelectuais, como a cognição e a psicmotricidade.
Diante disso, precisa de regras e normas que não podem ser quebradas, para que possam estimular corretamente o desenvolvimento humano, de uma forma geral.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás