Filosofia, perguntado por contactorodrigues, 6 meses atrás

Tentando entender mais sobre o assunto, um dos alunos levanta a mão para fazer uma pergunta. Intrigado, o aluno pergunta: quais seria, características típicas do Renascimento? Sabendo que Shakespeare é um dos maiores representantes da literatura renascentista, explique para o aluno três características típicas do Renascimento que comparecem na fala de Hamlet.

Soluções para a tarefa

Respondido por cidasousa7735
1

Resposta:

Humanismo,naturalismo e racionalismo

Explicação:

A noção do racionalismo aparece no trecho da fala em que Hamlet destaca a nobreza do raciocínio, bem como na afirmação de que, em virtude da faculdade do entendimento, o homem é “como um Deus”.

Respondido por LeonardoNunes78
0

Resposta:

O Renascimento é o período da história que serve de ponte entre o período medieval e o período moderno. Dentre as suas principais características, é possível citar o humanismo, o naturalismo e o racionalismo.

O humanismo renascentista representa a passagem da ideia tipicamente medieval de que o homem é um ser pecador e indigno do reino dos céus e a vida mundana não tem valor para a ideia de que essa vida tem valor, bem como a compreensão de que o homem é sobretudo a obra-prima da criação divina. Tal ideia aparece de modo cristalino na fala de Hamlet, que trata o homem como uma “obra de arte fantástica”.

Juntamente com a noção de humanismo e a valorização do homem e da vida mundana (por oposição ao reino dos céus), o Renascimento trouxe aquilo que pode ser chamado de naturalismo renascentista. Dentre outras coisas, tal ideia considera que, assim como o homem, a natureza é uma grande obra de Deus. Tal ideia aparece no trecho final da fala de Hamlet: “a beleza do mundo, o exemplo dos animais”.

Por fim, a propósito do racionalismo, entende-se que há, no Renascimento, o início de um processo de emancipação da razão sobre a fé e uma busca de explicações racionais acerca da realidade, a despeito dos dogmas do cristianismo. A noção do racionalismo aparece no trecho da fala em que Hamlet destaca a nobreza do raciocínio, bem como na afirmação de que, em virtude da faculdade do entendimento, o homem é “como um Deus”.

Explicação:

Padrão de resposta esperado,

Perguntas interessantes