Português, perguntado por accetti11, 1 ano atrás

tenho uma prova sexta de um livro que chama "minha vida de menina" preciso de um resumo detalhado por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiafalchi32
3
Minha Vida de Menina é um diário que relata a pré-adolescência de Helena Morley, quando ela tinha entre doze e quinze anos, em Diamantina, cidade do interior de Minas Gerais, cobrindo os anos de 1893 a 1895. Por sugestão de seu pai, a jovem começa a escrever sobre as ocorrências cotidianas que compunham sua vida no interior: a relação com familiares e conhecidos, contato com diferentes classes sociais, tarefas domésticas, ócio, igreja, escola, passeios pela ribanceira, superstições (a da comunhão foi hilária!), festas religiosas e o racismo cordial. Minuciosos detalhes sobre a sociedade diamantinense do século XIX.

Outro ponto curioso é época histórica em que se passam as presepadas da menina. Estamos no cenário da mineração e exploração de diamantes que chegou ao ponto do esgotamento das lavras e a perda da importância da região, como também dos recentes acontecimentos da abolição da escravatura (Lei Áurea de 13 de maio de 1888) e da Proclamação da República Brasileira (15 de novembro de 1889).

É interessante ressaltar que a partir dos olhos de Helena vemos que 5 anos após a Lei Áurea os negros ainda não tinham opções e meios para sobreviver, vários deles acabavam permanecendo nas fazendas de seus senhores, trabalhando como semiescravo. A jovem questionava o preconceito:

"Eu dou razão à mamãe de ficar zangada comigo. Mas que hei de fazer se não posso mudar meu gênio? Penso que se a menina fosse branquinha mamãe não se incomodava. Mas ela sempre ralha da gente pajear negrinhos. Que culpa têm os pobrezinhos de serem pretos? Eu não diferenço, gosto de todos. (pg. 126)"
Perguntas interessantes