Tenho uma dúvida, plantas sentem dor?
Por exemplo, se um lenhador desmatar uma árvore, ela vai sentir dor uma vez que ela é classificada como um ser vivo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As plantas (diferente da gente, dos cachorros, dos gatos e até dos peixes) não têm um sistema nervoso. Elas não têm um cérebro e não têm neurônios comunicando o tempo inteiro com esse cérebro. Logo, não tem como elas interpretarem as sensações como dor. Elas não sentem dor, mas reagem!
“Ah, mas as plantas reagem a estímulos!”, dirá seu pequeno perguntador. Isso é verdade. Mais, até. Elas possuem habilidades relacionadas à linguagem, memória, audição, defesa e cognição. Claro que de um jeito diferente do nosso. Plantas não saem falando por aí, mas elas podem, sim, se comunicar. Quando as folhas de uma árvore são mastigadas por um inseto, por exemplo, elas emitem substâncias voláteis capazes de percorrer longas distâncias. Funciona como um sinal de fumaça que sinaliza perigo e dá a dica para que suas colegas armem alguma estratégia de defesa, alterando, por exemplo, o gosto de suas folhas ou produzindo toxinas que tornem a refeição um tanto indigesta para os predadores.
Incrível, né? Mas isso ainda está longe da complexidade envolvida no sistema de tradução da dor, presente apenas nas espécies mais evoluídas do reino animal. Quando batemos o dedo na quina de uma cama, a região afetada envia essa informação via terminações nervosas rumo ao cérebro, em uma linha de comunicação direta e muito eficiente. Em frações de segundo, o córtex recebe o impulso, o interpreta como dor e devolve uma porção de ordens, que vão desde a localização do problema até o tamanho do seu grito.
Nada parecido com isso acontece no reino vegetal. Mas não possuir um cérebro pode ser uma vantagem, como lembra o jornalista americano Michael Pollan em seu artigo A Planta Inteligente. Como elas não podem correr e frequentemente são comidas, é bom que não possuam órgãos insubstituíveis: uma planta pode perder 90% do corpo sem morrer. O que não quer dizer que as crianças possam arrancar sem dó as flores do quintal: as plantas não choram, mas o dono do jardim, sim!
Explicação:
desejo sorte
Resposta:
As plantas não têm um sistema nervoso. Elas não têm um cérebro e não têm neurônios comunicando o tempo inteiro com esse cérebro. Logo, não tem como elas interpretarem as sensações como dor. Elas não sentem dor, mas reagem!