tenho quebrado copos e é o que eu tenho feito é o que eu tenho feito raramente me machuco embora uma vez sim uma vez quebrei um copo com as mãos era frágil demais Foi o que pensei que era feito para quebrar se foi o que eu pensei eu não eu fui feita para quebrar em geral Eles apenas se espatifaram na pia entre a louça branca e os talheres e se não quebrava nunca ou no chão espalhando-se então um baque luminoso recolhido cacos observado brevimente seu formato pensando que acontecer é Irreversível a forma nominal do verbo presente nas locuções verbais sublinhados no poema é o a) particípio b) gerúndio c)infinitivo d) subjuntivo e) indicativo
Soluções para a tarefa
Resposta: (A) participio
A forma nominal do verbo presente nas locuções verbais sublinhados no poema é:
a) particípio
Explicação:
As locuções verbais destacadas são: "tenho quebrado", "tenho feito", "tenho recolhido" e "tenho observado".
Em todas elas, o verbo principal se encontra no particípio.
"quebrado" - particípio regular de "quebrar"
"feito" - particípio irregular de "fazer" (única forma possível)
"recolhido" - particípio regular de "recolher"
"observado" - particípio regular de "observar"
O particípio é uma das formas nominais do verbo.
Ele é caracterizado pela terminação -ado ou -ido.
Essas terminações constituem as formas regulares do particípio, empregadas em locuções verbais nas quais o verbo auxiliar é ter ou haver. No caso, são usadas com orações na voz ativa (apresenta sujeito agente).
As formas irregulares do particípio são empregadas em locuções verbais em que está presente o verbo auxiliar ser ou estar. No caso, são usadas com orações na voz passiva (apresenta sujeito paciente).
Pratique mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/48830530