Tenho de fazer esse trabalho, mas não sei se está bom , me ajudem A Origem do numero de ouro
A história deste número tão enigmático perde-se na Antiguidade. Sabe-se
que no Egipto as pirâmides de Gizé foram construídas tendo em conta a
razão áurea: a razão entre a altura de uma face lateral e metade do lado da
base da grande pirâmide é o número de ouro. O Papiro de Rhind (Egípto)
refere uma razão sagrada que se julga ser o número de ouro. Esta razão ou
secção áurea surge em muitas obras da Antiguidade
.
Construído muitas centenas de anos depois, o Partenon grego, que é um
templo representativo do século de Péricles, contém a razão de ouro no
rectângulo da sua fachada, o que revela a preocupação de realizar uma obra
com beleza e graciosidade. O escultor e arquitecto encarregado da
construção do templo chamava-se Fídias e a designação adoptada para o
número de ouro é a inicial do nome deste homem. Os gregos designavam
este número por proporção divina.
Os Pitagóricos usaram também a secção de ouro na construção da estrela
pentagonal . Não conseguiram exprimir como quociente entre dois números
inteiros a razão existente entre o lado do pentágono regular estrelado e o
lado do pentágono regular inscrito numa circunferência.Quando chegaram
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a esta conclusão ficaram muito espantados, pois tudo isto era contrário a
toda a lógica que conheciam e defendiam, pelo que o designaram por
irracional.
Foi o primeiro número irracional de que se teve consciência que o era.
Posteriormente, ainda os gregos consideraram que o rectângulo cujos lados
apresentavam esta relação apresentava uma especial harmonia estética que
lhe chamaram rectângulo áureo ou rectângulo de ouro, considerando esta
harmonia como uma virtude excepcional.
Endoxus foi um matemático grego que se tornou conhecido devido à sua
teoria das proporções e ao método da exaustão. Criou uma série de
teoremas gerais de geometria e aplicou o método de análise para estudar a
secção que se acredita ser a secção de ouro.
A contribuição de Fabionacci para o número de ouro está relacionada com
a solução do seu problema dos coelhos publicado no seu livro Liber Abaci.
Surge assim uma sequência de números que têm a particularidade das
sucessivas razões entre um número e o seu antecedente se aproximar do
número de ouro.
A partir de 1960 cresceu o interesse pelos números de Fibonacci que, na
sua forma mais simples, consiste numa sequência em que cada número é a
soma dos seus dois antecedentes( 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ...). Têm
características invulgares, com possíveis aplicações na botânica, psicologia
e astronomia.
Não se pode precisar a quantidade de aplicações possíveis para o número de ouro. Ao que parece, ele foi mesmo um presente de Deus para a humanidade. O número F pode ser encontrado em flores, plantas diversas, em triângulos e retângulos. Também o encontramos em obras de arte, construções, em diversos elementos da natureza, enfim, em tantas outras coisas quanto o homem ainda não conseguiu acompanhar.
O número de ouro, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão ou divisão de extrema razão, todas essas nomenclaturas e representações servem para representar um único e intrigante número, talvez o mais misterioso da história da humanidade e particularmente da matemática, o Número de Ouro.
“Deus, o matemático dos matemáticos”.
Soluções para a tarefa
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A história deste número tão enigmático perde-se na Antiguidade. Sabe-se
que no Egipto as pirâmides de Gizé foram construídas tendo em conta a
razão áurea: a razão entre a altura de uma face lateral e metade do lado da
base da grande pirâmide é o número de ouro. O Papiro de Rhind (Egípto)
refere uma razão sagrada que se julga ser o número de ouro. Esta razão ou
secção áurea surge em muitas obras da Antiguidade
.
Construído muitas centenas de anos depois, o Partenon grego, que é um
templo representativo do século de Péricles, contém a razão de ouro no
rectângulo da sua fachada, o que revela a preocupação de realizar uma obra
com beleza e graciosidade. O escultor e arquitecto encarregado da
construção do templo chamava-se Fídias e a designação adoptada para o
número de ouro é a inicial do nome deste homem. Os gregos designavam
este número por proporção divina.
'' Está parte se diz a respeito do surgimento por razão ''sagradas'' observe que Partenon era um templo.
Sendo um trabalho de apresentação seria convininete mencionar isso.
Fale dos matemáticos responsáveis pela a ascenção do número de ouro
Se a útima frase e de um autor coloque seu nome se for sua parabéns.
Está muito bom !
que no Egipto as pirâmides de Gizé foram construídas tendo em conta a
razão áurea: a razão entre a altura de uma face lateral e metade do lado da
base da grande pirâmide é o número de ouro. O Papiro de Rhind (Egípto)
refere uma razão sagrada que se julga ser o número de ouro. Esta razão ou
secção áurea surge em muitas obras da Antiguidade
.
Construído muitas centenas de anos depois, o Partenon grego, que é um
templo representativo do século de Péricles, contém a razão de ouro no
rectângulo da sua fachada, o que revela a preocupação de realizar uma obra
com beleza e graciosidade. O escultor e arquitecto encarregado da
construção do templo chamava-se Fídias e a designação adoptada para o
número de ouro é a inicial do nome deste homem. Os gregos designavam
este número por proporção divina.
'' Está parte se diz a respeito do surgimento por razão ''sagradas'' observe que Partenon era um templo.
Sendo um trabalho de apresentação seria convininete mencionar isso.
Fale dos matemáticos responsáveis pela a ascenção do número de ouro
Se a útima frase e de um autor coloque seu nome se for sua parabéns.
Está muito bom !
JujuOliver23:
Obg mas ele n é de apresentação n é imprimido msmo
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