Tenho a seguinte questão:
(UFRN - RN) Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade constante (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado e nele uma mesa de pingue-pongue orientada paralelamente ao comprimento do navio.
Dois jovens resolvem jogar pingue-pongue, mas discordam sobre quem deve ficar de frente ou de costas para o sentido do deslocamento do navio. Segundo um deles, tal escolha influenciaria no resultado do jogo, pois o movimento do navio afetaria o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.
A resposta é: a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, não afetando o movimento da bola.
Pergunta:
Gostaria que alguém me explicasse o porquê do navio ser um referencial inercial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
O navio por possuir velocidade constante ao longo de todo o percurso, faz com que a mesa também esteja no mesmo plano cartesiano de coordenadas e dessa forma as velocidades relativas entre ambos não variam, pois formam um sistema só.
Entre outras palavras a bola por fazer parte do navio é como se tivesse em repouso em.relacao a ele, não importando a aceleração adquirida em relação a raquetada.
att COLOSSO
cellepaiva028:
Muito obrigada!
Perguntas interessantes