História, perguntado por mfoliveira21042003, 1 ano atrás

Tenentismo, Local , data,líder, participantes , reivindicações, posição do governo e conclusão? me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfMarx
14
O tenentismo foi um movimento que ganhou forças entre os militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República Velha. No momento que surgiu o movimento dos militares, a inconformidade da classe média contra os conservadorismo e os desmandos presente na política do País. Ao mesmo tempo, o tenentismo era evidentemente o processo de diluição da hegemonia dos grupos políticos vinculados ao meio rural no Brasil.
Influenciados pelos anseios políticos da população urbana, os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas liberais republicanas. (era a peste do liberalismo no Brasil).
Entre os pontos; reivindicavam uma reforma constitucional capaz de fazer critérios mais justos ao cenário nacional político.
_Exigiam o voto secreto e denunciaram fraudes eleitorais
_Eram favoráveis aos meios de comunicação
_Exigiam que o poder executivo tivesse suas ações restringidas
                       --        ______A Manifestações_____
Os tenentes aproveitaram a dissidência das oligarquias, e apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha em oposição a  Artur Bernardes. Co a vitória das oligarquias, a primeira manifestação vei a tona com uma série de levantes militares, que ficaram marcados com o episódio dos 18 do forte de Copacabana, ocorrido em Janeiro de 1922.
Vários levantes surgiram nos anos seguintes. Após terem suas pretenções abafadas, juntaram-se para montar uma guerrilha conhecida como a Coluna Prestes 1925-1927, sob a liderança de Luis Carlos Prestes
Perguntas interessantes