ENEM, perguntado por Keylamanu6215, 1 ano atrás

Tendo por base o conteúdo apresentado anteriormente, explane a seguinte afirmação: a cultura do “ter” tem se multiplicado no modelo vigente de sociedade, ou seja, estamos nos tornando cada vez mais uma sociedade “coisificada”, deixando de lado os princípios e valores de conduta do “ser” humano, desvalorizando assim a importância das praticas de uma sociedade pautada na construção de cidadãos centrados na reciprocidade, na sensibilidade faz quetões inerentes a responsabilidade social e na construção de ações que minimizem os impactos o meio ambiente (faça um texto argumentativo sustentando seu ponto de vista)

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
21
Olá, este tema é ótimo para ser discutido e interpretado pois trata-se de um exercício muito próximo de nós, onde é possível encontrar tais pessoas só de andar na rua! Hoje em dia, por conta do consumismo, globalização e influências da mídia fomos encurralados em um sistema que necessita que nós compremos tudo que eles recomendarem. Eles conseguem nos fazer pensar desta forma ao criar "promoções extraordinárias", ou, "promoção valida só hoje".

Essas coisas fazem com que nós não olhemos mais para os seres humanos como seres e sim taxamos ele por conta de suas características capitalistas. Ou melhor, nos torna totalmente ignorantes, parecendo animais irracionais. Não só diretamente assim, mas somos afetados de diversas formas, por exemplo, a ganância por dinheiro e como podem destruir nosso planeta apenas por dinheiro.

anapaulacordeiro1: ED RESPONSABILIDADE SOCIAL PARTE 2 NE, VOCE TEM A 1,2 E 3 POR FAVOR
celiagomes95: Analisando a figura a apresentada, responda a seguinte problematização: como construir uma sociedade pautada nos valores do ‘’ser’’, e não do ‘’ter’’ ? (Justifique.) alguem poderia mim ajudar nessa questão?
celiagomes95: ???????????????????????????????????????
yvanuzia: também quero saber a resposta.
jessicassilva2: ??????
geehdam: Acredito para que haja uma mudança significativa nos modos de ser atuais é preciso mudanças utópicas, ou seja, para além de uma cultura do consumo vivemos num modelo de organização política (capitalismo), que impulsiona o consumismo o tempo todo, alias é o consumo um dos meios da sua sobrevivência, então para iniciar a discussão temos que deixar claro os limites que temos.
geehdam: Posto isso, acredito que a partir do momento em que as pessoas deixarem de ser tão alienadas, e refletirem sobre seus modos de ser e sobre o que realmente faz sentido para a sua sobrevivência, seria o início de uma cultura menos consumista na qual seria possível dar mais valor para a humanidade do homem.
Perguntas interessantes