Artes, perguntado por gemeasdamed02, 9 meses atrás

Tendo o exposto acima, e usando o título da música: “Apesar de você” que na época se referia a Ditadura Militar, faça uma reflexão sobre o que seria “Apesar de Você” na atual situação do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por anapaulapedrock
0
Oii vamos conversar???????
Respondido por michelleheidrich4
1

Resposta:

A canção proposta se constrói carregada de mensagens e significados, pois o texto musical atua na sociedade como uma reação para qualquer oprimido por alguma ditadura social, o mais interessante é que a canção que está escrita se for lida parece-nos algo sem muito significado, porém se for interpretada e entendida ela atua sobre a ditadura como uma espécie de afronto, tal fato se ergue pela ousadia da letra, que ao mesmo tempo em que está escrita, ou seja, explicita; o verdadeiro significado também está implícito.

A música se inicia com a frase “amanhã vai ser outro dia”, aonde este trecho vai aumentando como se fosse o início de uma discussão, em seguida temos. Hoje você é quem manda/Falou, tá falado/não têm discurso, não. Este trecho nos dar a ideia de o início de uma discurso, mas na verdade a música está se dirigindo a incompreensão da ditadura em relação a sociedade na época, fato este que oprimiu e calou as vozes de muitas pessoas.

A minha gente hoje anda/ Falando de lado e olhando pro chão/ Viu? / Você que inventou esse Estado/ Inventou de inventar/ Toda escuridão. Este trecho marca como as pessoas viviam diante da ditadura, a palavras gente, constrói no texto um sentido humilde diante sã sociedade que se liga ao fato das pessoas estarem desacreditadas, ou seja, olhando para o chão, a palavra estado aparece na música formada por ambiguidade, pois o estado pode ser interpretado como estado emocional ou como estado referente a governo.

Estado este que é responsável pela escuridão, que pode ser entendida como tudo de ruim exposto pela ditadura. O refrão da música se é muito significativo e repleto de mensagem por que apresenta a ideia central das letras que o fato de que apesar de alguém “ditadura”, amanhã outra coisa acontecerá, ou seja, será outro dia. A ideia de outro dia traz consigo o recado da renovação.

Eu pergunto a você aonde vai se esconder/ Da enorme euforia?/ como vai proibir/ quando a galo insistir em cantar?/ Água nova brotando/ E a gente se amando se parar. Este trecho mostra apresenta que se liga a música pelo viés da indagação, quer dizer quando isso tudo acabar o que pretende fazer, todos estarão eufóricos não terá mais nada para proibir, a figura do galo cantando lembra novamente a manhã e a mesma por sinal acrescenta-se na mensagem de um novo dia.

Água nova brotando/ E a gente se amando sem parar. Este trecho é responsável pela construção da ambiguidade da música, apresentado sobre a mesma o sentido de que um homem está se dirigindo a uma mulher e é por este fato que a canção passa despercebida pela ditadura. A canção segue fazendo um jogo de ambiguidade onde o compositor teve o cuidado de falar ao mesmo tempo com a suposta “mulher”, que na verdade ninguém mais é do que a ditadura. E fantasticamente para fechar a ideia da composição Chico Buarque acrescenta ousadamente, Você vai se dar mal etc e tal/ La, laiá, la laiá, la laiá??.

Explicação:

Perguntas interessantes