Ed. Física, perguntado por julianeFr, 1 ano atrás

Tendo em vista que uma escola existe para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber científico, é importante ressaltar que a construção desse conhecimento acontece mediante os conteúdos escolares. Para tanto, é preciso uma pedagogia inspirada na transformação social e que garanta às novas gerações a assimilação dos conhecimentos construídos social e culturalmente, e isso implica em trabalhar de forma contextualizada. Para Gasparin (2007), essa maneira de conduzir os conteúdos e desenvolver a capacidade da consciência crítica é possível por meio da Didática Histórico-Crítica. Qual é o método didático proposto por Gasparin?

I – O método é composto por alguns passos: Prática Social Inicial do Conteúdo, Problematização, instrumentalização, Catarse e a Prática Social Final.
II – O método proposto por Gasparin refere-se somente à Prática Social Inicial e Prática Social Final.
III- O método didático é formado por projetos interdisciplinares e o trabalho coletivo.
IV – A didática da Pedagogia Histórico-Crítica proposta por Gasparin tem como primeiro passo reconhecer a prática social dos alunos, ou seja, conhecer suas vivências para além dos muros da escola.

É correto o que se afirma em:

I, IV, apenas.


III, IV, apenas.


II, III, apenas.


I, II, apenas.


II, IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0
Boa tarde! 

Com base na pergunta acima, podemos confirmar a primeira alternativa como correta. Apenas I e IV. 

Gasparin, utiliza suas reflexões na construção da prática didática
, dividindo sua obra em cinco capítulos: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e a Prática Social, confirmando a primeira alternativa como correta e apresentando a incoerência da segunda alternativa. 

Durante suas reflexões Gasparin também apresenta uma proposta pedagógica, baseada no método dialético, não no método didático como na terceira alternativa, utilizando a “Prática-Teoria-Prática”, podendo ser um caminho inverso ao que está colocado como hegemônico, tanto na escola, como nas relações sociais mais amplas, afirmando aqui a quarta alternativa. 


Perguntas interessantes