Tendo em vista que o principal objPara o processo de desenvolvimento e criação de qualquer aplicação, primeiramente são colhidas informações pertinentes ao projeto, dando características únicas ou não, que geram a necessidade do desenvolvimento do software, e em seguida, são postas em um documento com suas definições e justificativas para serem implementadas ao programa, e uma das definições é a forma a serem classificadas como requisitos de sistema ou de usuário (SOMMERVILLE, 2011). SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (adaptado). A respeito da forma em que os requisitos de sistema e usuários são expressos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Nos requisitos de sistemas, os requisitos não funcionais são ignorados. II. Requisitos de usuário contemplam detalhadamente a definição técnica de todos os requisitos. III. A forma de esmiuçar os requisitos é dada por níveis, a fim de atender ao público destinado à leitura do documento de requisitos. IV. O gestor de uma empresa que fará a leitura do documento não necessariamente precisa saber de todos os detalhes de funcionamento, por isso, é realizado a escrita dos requisitos de usuário.etivo da criação de um software é para atender uma necessidade, existem diversos aspectos que contribuem ou não para seu desenvolvimento, por isso, existe uma análise de viabilidade, que visa balancear toda a energia e recurso necessário para a execução do projeto e tratar o problema proposto, e desta forma, será respondido se sua execução se torna viável ou não (SOMMERVILLE, 2011). SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (adaptado). Apoiando-se no texto acima e em seus conhecimentos sobre viabilidade dos sistemas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:. I. O reaproveitamento de outros programas é preferível para o desenvolvimento do próximo. II. A tecnologia existente na organização pode ser uma aliada ao projeto, e também, a pior inimiga. III. Decisões políticas acabam tendo impacto na viabilidade do sistema podendo interferir negativamente. IV. Deve-se analisar a presente situação da empresa com uma projeção prevista com a implantação do software, sendo esta, uma das formas de responder a análise de viabilidade. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas: III e IV
Explicação:
Tá um pouquinho complicada, justamente pra confundir a gente (rsrsrs).
Mas cruzando as informações que achei, cheguei a este resultado!
Boa sorte!
Resposta:
II e IV apenas.
Explicação:
"O reaproveitamento de outros programas é preferível para o desenvolvimento do próximo." - FALSO - O reaproveitamento de CÓDIGO (não o de programa) não é fator determinante para a definição de VIABILIDADE.
"A tecnologia existente na organização pode ser uma aliada ao projeto, e também, a pior inimiga." - VERDADEIRO - O estudo de VIABILIDADE considera também o CONTEXTO da instituição. Logo, se uma empresa possui tecnologia arcaica, como computadores extremamente velhos, é um fator pode INVIABILIZAR a implantação, pois pode demandar recursos.
"Decisões políticas acabam tendo impacto na viabilidade do sistema podendo interferir negativamente." - FALSO (Porém... Pode ser considerado em alguns casos) - Via de regra, fatores políticos são abordados no LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE REQUISITOS, influenciando nos REQUISITOS, e não na VIABILIDADE.
"Deve-se analisar a presente situação da empresa com uma projeção prevista com a implantação do software, sendo esta, uma das formas de responder a análise de viabilidade." - VERDADEIRO - O CONTEXTO da empresa é analisado, pois a economia da mesma pode mudar ou simplesmente não possui orçamento para um determinado sistema com determinada complexidade.
A doutrina aborda "Fatores Políticos" como um item influente no LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE REQUISITOS, não no ESTUDO DE VIABILIDADE.