Tendo em vista que a compreensão de um texto somente é possível se o leitor possuir previamente algum conhecimento do qual possa partir para processar as informações contidas no referido texto, apenas se compreende o que não se conhece a partir do já conhecido, tornando possível analisar a situação comunicativa apresentada nesta tirinha de diferentes formas, de modo que o garoto não infere sentido à fala da mãe porque: I Falta-lhe conhecimento de mundo e linguístico, uma vez que não sabe o sentido da palavra solitária, empregada pela mãe. II Não lhe falta conhecimento textual. III Falta-lhe conhecimentos linguístico, de mundo e textual. É VERDADEIRO o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRa C
Explicação:
Falta-lhe conhecimento de mundo e linguístico, uma vez que não sabe o sentido da palavra solitária, empregada pela mãe
O garoto não infere sentido à fala da mãe porque:
I. Falta-lhe conhecimento de mundo e linguístico, uma vez que não sabe o sentido da palavra solitária, empregada pela mãe.
Letra C: I, apenas
Compreensão de texto
Faltou conhecimento de mundo ao garoto para inferir que, naquela situação de comunicação, a mãe só poderia estar se referindo ao nome de um verme que ataca o estômago das pessoas. O acúmulo de experiências de vida é o que permitiria ao garoto perceber isso.
Faltou conhecimento linguístico para perceber que a palavra "solitária" tem um duplo sentido e que, naquele contexto, não tem o sentido de "isolada, sozinha, abandonada, que está na solidão".
O conhecimento textual estaria relacionado à identificação do gênero textual, mas esse conhecimento não é relevante para a situação apresentada. Não iria interferir na interpretação do garoto.
Mais sobre conhecimento de mundo em:
https://brainly.com.br/tarefa/21770128
#SPJ2