Tendo em vista o que você estudou em relação à escravidão dos povos africanos,
descreva a definição de escravidão e as modalidades de escravidão existente ao longo
da história.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escravidão é o grande sustentáculo do processo de colonização do continente americano, a partir do século XVI. Longe de se ater a uma forma homogênea de relação de trabalho, a escravidão foi marcada pelas mais diferentes caracterizações ao longo do período colonial. No caso da colonização lusitana, a utilização de escravos sempre foi vista como a mais viável alternativa para que os dispendiosos empreendimentos de exploração tivessem a devida funcionalidade.
Resposta:
Escravidão consiste em um sistema de relação social e econômica caracterizado pelo vínculo de posse de um sujeito sobre o outro.
Explicação:
É considerado um sistema de escravidão quando um indivíduo é proprietário de outro indivíduo dispondo livremente de seu trabalho.
Ao longo da história variaram as modalidades de escravidão, de acordo com o período e sociedade em que ocorreu. As principais delas foram:
- Escravidão por dívida: quando um indivíduo fica sujeito ao trabalho forçado como forma de pagamento de suas dívidas. Pode ser por um período ou pelo resto da vida.
- Escravidão por crimes: mais comum na Antiguidade, esta modalidade destina-se a indivíduos que cometeram algum crime e a lei determina a escravidão como punição.
- Escravidão por guerras: ao longo dos tempos, muitos povos promoviam guerras com o único intuito de aprisionar seus inimigos e transformá-los em escravos.
- Escravidão étnica: esta modalidade de escravidão ocorre quando povos são aprisionados e escravizados por serem considerados inferiores culturalmente e racialmente.