Administração, perguntado por izabellaSilva90, 1 ano atrás

Tendo em vista as diferentes visões encontradas na literatura sobre o que é, de fato, Controladoria e qual seu papel dentro das organizações, Borinelli (2006) empreendeu um estudo que resultou na sistematização de uma Estrutura Conceitual Básica de Controladoria (ECBC). Em tal estrutura, o autor estabelece que a Controladoria precisa ser estudada em três perspectivas, a saber: conceitual, procedimental e organizacional. Para responder a questão, você deve produzir um texto de sua autoria, que deverá conter exemplos e não apenas definições, das três perspectivas citadas. Além do material disponível na disciplina, pesquise sobre a aplicação das fases dentro das organizações e no último parágrafo emita a sua opinião sobre a importância da controladoria dentro das organizações.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
6

Na perspectiva conceitual, a Controladoria se apresenta como aquela responsável pelo estabelecimento da estrutura de funcionamento da mesma dentro da empresa. Como exemplo, podemos imaginar a Controladoria atuando pelo bom desempenho da empresa analisando falhas na produção ou outros problemas.

A perspectiva procedimental procura analisar as funções típicas da Controladoria, como por exemplo, desenvolver sistemas e metodologias que aprimorem o funcionamento da empresa.

Na perspectiva organizacional, é estudado como a Controladoria se organiza dentro da empresa e como ela executa as suas funções.

Respondido por vitor85657543
0

Conforme Livro: Controladoria, página 11. Perspectiva Conceitual: diz respeito ao desentendimento da Controladoria enquanto ramo de conhecimento, responsável pelo estabelecimento da estrutura conceitual que cerca o tema. Perspectiva Procedimental:  estuda os elementos relativos ao seu funcionamento nas organizações. Perspectiva Organizacional:  gera uma reflexão da forma como estão disseminadas as atividades, funções e responsabilidades contempladas na perspectiva anterior pelos vários órgãos ou unidades organizacionais.

Perguntas interessantes