Tendo em vista a Resolução n.º 8, de 20 de novembro 2012, os remanescentes das comunidades quilombolas, definem-se sobretudo, segundo critérios de: Escolha uma:
a. Localização das áreas delimitadas;
b. Reconhecimento, conforme regras determinadas pelo INCRA;
c. Reconhecimento, conforme regras determinadas pela FUNAI;
d. Grau de parentesco, identificado pelo INCRA;
e. Auto atribuição, com trajetória histórica própria;
Soluções para a tarefa
Alternativa E
Segundo a própria cartilha de perguntas e respostas que ampara as definições de regularização de território quilombola, desenvolvida e apresentada pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), de acordo com o Artigo 2º do Decreto 4.887/2003, a remanescência de membros de comunidades dos quilombos é definida segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria.
A caracterização, portanto, deve ser atestada mediante autodefinição da própria comunidade, marcando a importância da consciência da identidade coletiva.
Espero ter ajudado, bons estudos.
A definição de remanescentes de comunidades quilombolas se dá por meio de auto atribuição, com trajetória histórica própria.
Explicação:
A Resolução n.º 8, de 20 de novembro 2012 cita o DECRETO Nº 4.887, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003 e é nele, em seu artigo 2° que está a resposta:
Art. 2° Consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.
Logo a alternativa correta é a letra e.