Português, perguntado por BiaPereira9460, 11 meses atrás

Tendo em vista a charge de Fausto, considere as seguintes afirmativas: 1. O efeito de humor é obtido, dentre outras coisas, pela recuperação do sentido literal da frase do último quadrinho. 2. A expressão “trem-bala” constitui uma metáfora: veloz como uma bala. Fausto associa, à já metaforizada expressão, um novo sentido. 3. O mico retratado no último quadrinho simboliza a vergonha do povo brasileiro diante dos infortúnios. 4. O desenho do Congresso Nacional no último quadro permite associar as figuras humanas retratadas nesse quadro com os políticos brasileiros, que se revoltam com os escândalos divulgados nos últimos meses. Assinale a alternativa correta. -) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. Resposta correta:Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. O texto a seguir é referência para as questões 54 e 55. Modos de pensar a televisão Uma característica marcante da televisão é a seriação. Como se sabe, a programação televisual é muito freqüentemente concebida em forma de blocos, cuja duração varia de acordo com cada modelo de televisão. Uma emissão diária de um determinado programa é normalmente constituída por um conjunto de blocos, mas ela própria também é um segmento de uma totalidade maior - o programa como um todo - que se espalha ao longo de meses, anos, em alguns casos, até décadas, sob a forma de edições diárias, semanais ou mensais. Chamamos de seriação essa apresentação descontínua e fragmentada do programa televisual. Há várias explicações sobre as razões que levaram a televisão a adotar a seriação como a principal forma de estruturação de seus produtos audiovisuais. Para muitos, a televisão, muito mais que os meios anteriores, funciona segundo um modelo industrial e adota como estratégia produtiva as mesmas prerrogativas da produção em série que já vigoram em outras esferas industriais, sobretudo na indústria automobilística. A necessidade de alimentar com material audiovisual uma programação ininterrupta teria exigido da televisão a adoção de modelos de produção em larga escala, na qual a seriação e a repetição infinita do mesmo protótipo constituem a regra. Mas, independentemente dessa explicação econômica, existem também razões de natureza intrínseca ao meio condicionando a televisão à produção seriada. A recepção de televisão em geral se dá em espaços domésticos iluminados, em que o ambiente circundante concorre diretamente com o lugar simbólico da tela pequena, desviando a atenção do espectador e solicitando-o com muita freqüência. Isso quer dizer que a atitude do espectador em relação ao enunciado televisual costuma ser dispersiva e distraída em grande parte das vezes. Diante dessas contingências, a produção televisual se vê permanentemente constrangida a levar em consideração as condições de recepção e essa pressão acaba finalmente por se cristalizar em forma expressiva. Um produto adequado aos modelos correntes de difusão não pode assumir uma forma linear, progressiva, com efeitos de continuidade rigidamente amarrados como no cinema, ou então o telespectador perderá o fio da meada cada vez que a sua atenção se desviar da tela pequena. A televisão logra melhores resultados quanto mais a sua programação for do tipo recorrente, circular, reiterando idéias e sensações a cada novo plano, ou então quando ela assume a dispersão, organizando a mensagem em painéis fragmentários e híbridos, como na técnica da colagem. (MACHADO, Arlindo.Cult,n. 115, jul. 2007 - Adaptado.)

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Soluções para a tarefa

Respondido por pretogama
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1. O efeito de humor é obtido, dentre outras coisas, pela recuperação do sentido literal da frase do último quadrinho.

Correto. O humor da charge é provocado pela chacota feita ao Renan Calheiros, presidente do Senado Brasileiro e a expressão "pagar mico", que significa passar vergonha.

 2. A expressão “trem-bala” constitui uma metáfora: veloz como uma bala. Fausto associa, à já metaforizada expressão, um novo sentido.

Correto. Fausto associou a metáfora trem-bala com o perigo que tem significado estar exposto em transportes públicos.

3. O mico retratado no último quadrinho simboliza a vergonha do povo brasileiro diante dos infortúnios. 

Pelo contrário do que a afirmação pretende, o mico representa o trabalho pífio que o Senado Brasileiro se comporta diante das diversas situações apresentadas na charge.

4. O desenho do Congresso Nacional no último quadro permite associar as figuras humanas retratadas nesse quadro com os políticos brasileiros, que se revoltam com os escândalos divulgados nos últimos meses.

Não. Na verdade que fica indignado no último quadrinho são cidadãos  comuns, demonstrando que precisam pagar o mico, ou seja, passar vergonha, tendo o mico representado por Renan Calheiros e pelo Congresso Nacional.

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